Silwan Abbassi*
Brasília – De acordo com o jornal Addustour, da Jordânia, a Câmara da Indústria de Amã, a televisão jordaniana e a companhia de mídia Zein estão prestes a lançar oficialmente um dos programas pilotos da série "Made in Jordan", que vai comparar a indústria da Jordânia com as indústrias de outros países do mundo árabe.
O presidente da Câmara da Indústria da Jordânia, Hatem Halawani, afirmou ontem (05), em nota divulgada à imprensa, que o programa tem como objetivo promover a indústria nacional e mostrar sua contribuição para a economia do país. Ele disse que o setor superou obstáculos e mostrou que é capaz de enfrentar os desafios gerados pela liberalização do comércio exterior.
Halawani disse também que a meta mais importante no momento é melhorar a promoção da produção nacional, que possui várias vantagens competitivas. Por isso, o programa de TV vai destacar produtos jordanianos, tanto para aumentar sua penetração nos mercados árabes e estrangeiros, quanto para manter as oportunidades de marketing internas. Segundo Halawani, o "Made in Jordan" vai divulgar produtos para importadores e compradores de outros países.
Hatem Halawani convidou companhias do setor industrial a participar do programa, destinado a criar oportunidades de marketing no exterior, principalmente em países com os quais a Jordânia tem acordos de livre comércio. Ele falou da importância de fornecer apoio ao setor industrial, que é o principal motor da economia, e da contribuição do setor para reduzir os problemas da pobreza e do desemprego.
O programa "Made in Jordan" vai dar a empresários jordanianos a oportunidade de falar sobre as capacidades industriais do país, mostrar a qualidade dos produtos e explicar as diferenças entre os produtos nacionais e os similares importados. O programa também vai promover indústrias de pequeno e médio porte.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum