Da redação*
São Paulo – A Jordânia anunciou o início das negociações com o Canadá para a assinatura de um acordo de um livre comércio em abril, segundo notícia publicada no site da Al-Jazeera. Segundo o ministro da Indústria e do Comércio da Jordânia, Amer Al-Hadidi, a primeira rodada de negociações ocorrerá em Amã, capital do país árabe.
Al-Hadidi afirma que o acordo contribuirá para o aumento do volume do comércio bilateral e para gerar mais investimentos conjuntos. O ministro prevê que o acordo será benéfico à economia jordaniana, com o aumento do acesso do produto nacional aos mercados externos, o que reforça a competitividade do país e a capacidade para atrair mais investimentos externos.
O total das exportações canadenses para a Jordânia foi de US$ 56 milhões no ano passado. Em contrapartida, os jordanianos exportaram para o Canadá em torno de US$ 11 milhões, segundo a Al-Jazeera.
O rei Abdallah II e primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, já assinaram, em Ottawa, em julho do ano passado, vários acordos bilaterais nas áreas de transporte aéreo, proteção aos investimentos externos, além do projeto sobre possíveis negociações, a partir de 2008, para o estabelecimento de uma área de livre comércio.
*Tradução de Saleh Haidar

