São Paulo – Para divulgar a Jordânia como destino turístico no Brasil, o país árabe está participando do 32º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que começou ontem (17) e segue até hoje no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
“O destino está se constituindo como uma coqueluche. Desde a eleição de Petra como uma das sete [novas] maravilhas do mundo, a demanda pela Jordânia vem aumentando”, afirmou à ANBA o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa. Segundo ele, a entrada das companhias aéreas Emirates e Turkish Airlines no Brasil também ajudou a crescer as viagens ao país árabe.
“A Jordânia é um destino que se vende sozinho e também com outras combinações, como Egito, Israel, Líbano. Os brasileiros gostam muito desse tipo de viagem, que podem conhecer vários países”, disse o presidente.
Para promover o destino e capacitar as operadoras de turismo a vender o país árabe no Brasil, está em São Paulo uma representante do Conselho de Turismo da Jordânia (JTB, da sigla em inglês), Gisele Abrahao, que durante oito anos trabalhou no escritório da entidade em Washington, nos Estados Unidos, e agora abriu em São Paulo o seu próprio escritório, a Global Vision Access (GVA). “Vou dar capacitação e suporte às operadoras e ajudar a divulgar a Jordânia na imprensa”, disse Gisele.
Ontem, a empresária fez uma apresentação a operadoras e agentes de viagens no painel “Descubra a Jordânia. Sua História, Cultura e Hospitalidade Única”, em que falou dos diversos roteiros que podem ser montados para se visitar o país. “É um país muito hospitaleiro e com diversos atrativos”, disse ela, que citou a cidade de Petra, o Mar Vermelho, as montanhas de Dana, o deserto, os templos romanos, as igrejas e os diversos passeios de eco-turismo e religiosos.
Segundo ela, a vantagem de ir para Jordânia é que é possível atravessar todo o país em poucas horas. “Você atravessa o país de norte ao sul em quatro horas e meia”, disse Gisele. De acordo com ela, o interesse dos brasileiros pelo país já está crescendo. De 2007 para 2008, houve um aumento de 80% no número de turistas brasileiros que viajaram para Jordânia e, segundo ela, o número deve aumentar ainda mais com o início da novela da Rede Globo “Viver a Vida”, que teve parte filmada no país árabe.
No ano passado, 7,1 milhões de turistas desembarcaram na Jordânia, o que representou um aumento de 8,8% em relação a 2007, segundo dados do JTB. “Aqui neste encontro é o melhor lugar para apresentar a Jordânia no Brasil, pois reúne operadoras de turismo do país todo”, disse o responsável pelo Comitê de Turismo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e diretor da entidade, Adel Auada.
O estande da Jordânia no Encontro Comercial Braztoa apresenta diversas fotos e informações sobre o país. Gisele também está no espaço para ajudar as operadoras e agentes de viagens a estruturar melhor seus roteiros ou cria-los.
Contato
Global Vision Access
Site: www.globalvisionaccess.com
Email: gisele@globalvisionaccess.com