São Paulo – A princesa da Jordânia, Muna Al-Hussein, mãe do rei do país, Abdullah II, demonstrou interesse em colocar em contato as universidades brasileiras e jordanianas na área de enfermagem para troca de experiências entre as instituições. O assunto foi um dos abordados nesta quinta-feira (29) durante encontro da princesa com o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, em São Paulo.
"Ela demonstrou interesse também de, em uma próxima visita, ir a locais onde nossa comunidade tem centros de apoio à velhice", declarou Schahin. "Temos trocado relações importantes entre o Brasil e Jordânia", completou o presidente da entidade, destacando a importância da visita da princesa.
Para Ramez Goussous, embaixador da Jordânia em Brasília, a visita da princesa fortalece as boas relações existentes entre os dois países. Ele também falou sobre a visita feita por Muna ao Hospital Sírio-Libanês, ocorrida na última terça-feira, conforme noticiado pela ANBA. "Foi uma visita muito bem sucedida pois iremos trocar informações, tecnologia. Talvez recebendo estudantes, dando treinamento a eles e vice-versa. Definitivamente, há muitas coisas que podemos fazer", disse.
Muna participou na quarta-feira da abertura da 8ª Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia. Durante sua conversa com Schahin, ela contou sobre suas atividades pela valorização dos profissionais de enfermagem. "Minha tarefa é reforçar este trabalho (de enfermagem) e encorajá-lo", declarou a princesa.
Ela também falou sobre sua vontade de conhecer melhor o país. "Eu gostaria de voltar e explorar o Brasil um pouco mais". Ainda sobre a área de turismo, falou-se sobre a possibilidade de um vôo direto entre Jordânia e Brasil e sobre a visibilidade que a novela brasileira Viver a Vida, da rede Globo, deu ao país árabe. "Eles nos deram publicidade gratuita no Brasil", disse Muna.
Ao final do encontro, Schahin entregou à princesa uma cesta de capim dourado com chocolates recheados com cupuaçu, produtos típicos do Brasil. Ele também foi presenteado por Muna. Participaram ainda do encontro Mustapha Abdouni, cônsul honorário da Jordânia em São Paulo e diretor da Câmara Árabe, e Elias Hadi, secretário comercial da entidade.