São Paulo – O presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e o rei da Jordânia, Abdullah II, anunciaram na nesta segunda-feira (24), em Nova York, que a próxima edição do encontro para o Oriente Médio e Norte da África será realizada de 24 a 26 de maio de 2013 na Jordânia. O país receberá o evento pela sétima vez. Este ano, ele ocorreu em Istambul, na Turquia, em junho.
De acordo com informações do Jordan Tourism Board, a agência de promoção turística do país, o encontro de 2013 vai discutir as políticas nacionais e regionais que precisarão ser adotadas para garantir o crescimento das economias dos países árabes. Em comum, estas nações têm desafios como garantir as condições de subsistência das suas populações e o pleno emprego e enfrentar a escassez de recursos.
A edição de 2013 do Fórum também irá indicar como nações do Norte da África que trocaram de governos durante a Primavera Árabe, casos de Egito, Líbia e Tunísia, deverão fazer a transição econômica de forma sustentada. A influência que os confrontos na Síria exercem sobre as relações inter-religiosas e intersociais também será tema de discussões no evento.
Cerca de mil pessoas deverão participar do Fórum Econômico Mundial para o Oriente Médio e o Norte da África. Entre esses participantes, são esperados integrantes de governos locais, empresários e representantes de instituições da sociedade civil e de universidades.
De acordo com o porta-voz do Fórum, Miroslav Dusek, o objetivo da reunião de2013 é fomentar o espírito de parcerias, “tão essenciais para assegurar a paz e a segurança neste momento de mudança fundamental”.
Já o porta-voz do Fundo para o Desenvolvimento Rei Abdullah II, instituição que organiza o evento ao lado do Fórum, Nasser Lozi, disse que a Jordânia espera desempenhar um papel “bastante ativo” para ajudar a atingir os objetivos do evento, que são reforçar a cooperação regional e as parcerias.
O Fórum Econômico Mundial é realizado todos os anos em Davos, na Suíça, para discutir os rumos e tendências da economia mundial. Promove, além deste evento, encontros regionais.

