Da redação
São Paulo – O rei da Jordânia, Abdullah Ibn Hussein Al Hashemi, disse que seu país está pronto para ajudar na reconstrução do Iraque e reativar a importância do mundo árabe no cenário internacional, segundo informou a agência de notícias Petra.
Em encontro realizado em Al Baraka, o rei Abdullah disse ao ministro da energia do Iraque, Ayham Samaraie, que seu país está disposto a providenciar toda assistência possível para a reconstrução do Iraque em todos os setores, especialmente do setor elétrico do país.
O ministro da energia e dos recursos minerais da Jordânia, Azmi Khreisat, disse que uma secretaria seria instalada na companhia nacional de eletricidade para providenciar informações necessárias sobre os projetos de eletricidade do Iraque. Khreisat ainda disse que o governo também está pronto para treinar profissionais preparados para ajudar na reconstrução do país.
Os contatos com o Iraque começram ainda no antigo governo da Jordânia, que anunciou no começo do mês que a Jordânia estava "pronta e habilitada" para ajudar o Iraque na reconstrução de sua rede elétrica, que foi destruída durante a guerra com os Estados Unidos.
Cooperação com o Egito
Samaraie disse que a Jordânia vai trabalhar em cooperação com o Egito no setor elétrico para suprir a necessidade de do Iraque. Ele ainda afirmou que o Iraque vai alugar estações móveis de energia de outros países – árabes ou não – para produzir parte da energia necessária para suprir as necessidades do país, estimadas em 18.000 megawatts por dia. Atualmente o Iraque consegue obter apenas 5.000 megawatts.