São Paulo – A empresa jordaniana Aghati for Sweets & Ice Cream Company, produtora de doces orientais e árabes, dobrou a capacidade de produção neste ano para atender ao aumento de demanda nos mercados doméstico e internacional. A companhia exporta para mais de 45 países e quer fornecer seus produtos também ao Brasil.
Ela foi fundada em 1945 e é uma empresa familiar. A marca Aghati foi criada há sete anos para expandir as exportações e conquistar mercados globais.
O diretor de Exportação da empresa, Annas Alhomsi (foto acima), relata que, com a capacidade de produção dobrando neste ano, ela chegou a 10 mil toneladas por dia, considerando todos os itens produzidos.
Ele acrescentou que os principais mercados para os quais a Aghati exporta são os países árabes, Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Mas há planos de abrir novos mercados na América Latina e na África.
A empresa participou da feira Apas Show 2023, que ocorreu em São Paulo em maio, para identificar as necessidades do consumidor brasileiro e as exigências a respeito das embalagens.
De fato, a empresa se beneficiou das opiniões dos visitantes da feira nas edições do ano passado e deste ano. Ela estuda modificar as embalagens, pois o consumidor brasileiro prefere tamanhos pequenos, com menos de 500 gramas, ao contrário da população árabe, que gosta de embalagens com pesos de um quilo e dois quilos.
Com a finalidade de incentivar o consumidor brasileiro a experimentar o produto, a empresa também estuda modificar a apresentação do produto na embalagem para estar em português.
Alhomsi estimou a participação das exportações na produção total da empresa em cerca de 70%. A companhia também busca estabelecer filiais em alguns países a fim de aumentar sua base de clientes e se expandir.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan