São Paulo – Seguindo o exemplo do antigo provérbio árabe “Ele vende água no bairro onde há uma fonte”, a empresa jordaniana Al Ameed Coffee decidiu comercializar café no Brasil, o maior produtor desse grão do mundo. A empresa participou neste mês da feira supermercadista Apas Show 2023, na cidade de São Paulo, com o objetivo de buscar uma oportunidade para exportar ao mercado brasileiro.
Mohamed Najim (foto acima), gerente de exportação da Al Ameed Coffee, disse que a empresa possui cerca de 30 pontos de venda de café na Jordânia e planeja repetir a experiência em vários outros países, abrindo lojas. Segundo o executivo, a empresa possui a maior unidade de produção de café do Oriente Médio e da África.
Najim informou que as exportações representam cerca de 40% da produção da companhia e que seus produtos chegam a mais de 33 mercados no mundo, liderados pelo Golfo Árabe, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A empresa fez da Holanda sede para distribuir seu café em países europeus.
A Al Ameed Coffee foi fundada em 1973 como uma indústria de café. Najim afirma que industrializar café é uma arte e nada tem a ver com o local de compra dos grãos, pois o mais importante é a qualidade industrial. No produto entregue ao consumidor pesam fatores como o cultivo do café, os métodos de colheita, lavagem e secagem, métodos de importação, armazenamento, torrefação, mistura, moagem e embalagem, segundo o executivo. Tudo isso distingue os produtos da Al Ameed Coffee e proporciona ao consumidor um mix de produtos, segundo ele.
A empresa importa grãos de café de 14 países, incluindo o Brasil, sendo que conta com uma metodologia própria e científica para a moagem de café. A companhia possui um dos maiores centros de pesquisa especializados em café do Oriente Médio. Segundo Najim, a Al Ameed Coffee busca contínuo desenvolvimento e se empenha em participar de feiras internacionais especializadas, onde seus produtos desfrutam de ótima aceitação pelos consumidores.
A Al Ameed Coffee ainda não exporta para a América Latina e participou da Apas por ver em São Paulo um centro na região. Baseada em estudos de mercado, a empresa tenta mostrar aos brasileiros que a sua marca de café não é apenas mais uma marca, mas que tem alta qualidade. Najim afirma que a empresa não quer, no Brasil, apenas fornecer café, mas sim proporcionar experiência diferente para um produto já habitualmente consumido. Ele relata trabalho semelhante no Egito, onde a Al Ameed Coffee se tornou uma das maiores empresas especializadas em café.
Traduzido do árabe por Georgette Merkhan