São Paulo – A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) anunciou nesta quarta-feira (15) a jordaniana Lina Jalil Khalifeh como vencedora da quarta edição do prêmio Empretec para Mulheres nos Negócios. De acordo com a agência da ONU, Khalifeh é fundadora da empresa SheFighter (“Mulher Lutadora” em tradução direta), que oferece treinamento em técnicas de defesa pessoal para mulheres em seu país.
O prêmio da Unctad é concedido a mulheres de países em desenvolvimento que tenham criado negócios de sucesso, gerado empregos e que sirvam de inspiração para outras pessoas em suas comunidades. As vencedoras desta edição foram anunciadas na sede da ONU em Genebra, na Suíça, durante o Fórum Mundial de Investimentos 2014, evento promovido pela Unctad.
“A violência doméstica contra as mulheres me motivou a [querer] fortalecê-las tanto fisicamente como emocionalmente: [o negócio] está indo bem e eu tenho certeza de que pode funcionar em outros países”, disse Khalifeh, segundo comunicado da agência da ONU.
De acordo com a Unctad, a SheFighter é a primeira academia de defesa pessoal voltada para mulheres e meninas do Oriente Médio. Mais de 10 mil mulheres já foram treinadas pela instituição. A ONU Mulheres divulgou em 2012 que 32,3% das mulheres jordanianas informaram já terem sido vítimas de violência e que o país tem uma alta taxa de “assassinatos de honra”, ou seja, crimes cometidos em função, por exemplo, de adultérios.
Divine Ndhlukula, do Zimbábue, ficou na segunda colocação do prêmio da Unctad. Sua companhia, Securico, fornece produtos e serviços de segurança. A terceira colocada foi a argentina Maria Eugenia Picasso, cuja empresa produz jogos educacionais considerados inovadores e que têm por objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, além de produtos terapêuticos para tratamentos de reabilitação.
A premiação teve dez finalistas, entre elas a brasileira Kelly Dantas de Vasconcelos, da escola Universidade da Criança, em Macapá, no Amapá.
Duas delas, a jordaniana Leena Irshaid e a argentina Pabla Anabela Torres, ganharam prêmios especiais por seu trabalho nas áreas de empreendedorismo social e sustentável. A primeira criou a primeira fábrica de conservas da Jordânia gerenciada apenas por mulheres, e última fundou uma “start-up” que fabrica produtos orgânicos para proteção de lavouras, como biopesticidas.
A Unctad divulgou dos vídeos sobre as finalistas que podem ser assistidos nos links http://www.youtube.com/watch?v=MOzHMZ4PbcY&feature=youtu.be e http://www.youtube.com/watch?v=T1C5UxPhCs8&feature=youtu.be.


