São Paulo – O jordaniano Ahmad Alhendawi, enviado para a Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), estará no Brasil na próxima semana para participar do evento Jovens e Cultura de Paz, que acontece na terça-feira (23), no Rio de Janeiro.
O evento, organizado pela ONU no Brasil, acontece paralelamente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reunirá jovens católicos de diversos países, de 23 a 28 deste mês, na capital fluminense, com a presença do Papa Francisco.
“Promoveremos um debate entre Alhendawi e algumas centenas de jovens do mundo inteiro. Queremos saber quais as aspirações e as demandas dos jovens para o futuro, que futuro eles esperam para a próxima década”, destacou Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil. O executivo também estará presente ao evento, que contará ainda com a participação de Joel Portella, secretário-executivo do Comitê Organizador Local da JMJ, e Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil.
O executivo explicou que as Nações Unidas estão trabalhando para definir objetivos de desenvolvimento sustentáveis para o planeta, em um diálogo global realizado em eventos presenciais e pela internet. De acordo com Summa, o debate de terça-feira também servirá para discutir como os jovens podem se engajar neste processo. Estes objetivos, ele conta, devem começar a ser implementados em 1º de janeiro de 2016.
Para Summa, o momento em que se realiza este evento é interessante devido à vontade do líder da Igreja Católica em promover o diálogo inter-religioso. “O Papa Francisco, desde o começo, declarou que é necessário retomar o diálogo entre o mundo católico e o mundo muçulmano”, contou.
Segundo o diretor da ONU, o evento da próxima semana vai buscar pontos de interesse comuns entre os jovens de ambas as religiões, como desenvolvimento, paz e segurança. “Achamos que seria o momento ideal para sabermos as aspirações, os problemas, as esperanças dos jovens”, declarou.
Antes do evento, na segunda-feira (22), Alhendawi terá um encontro com Severine Macedo, secretária nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência, e com representantes do Instituto Nacional da Juventude do Uruguai.
Alhendawi foi nomeado por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, como enviado para a Juventude em janeiro deste ano. Desde dezembro de 2012, Alhendawi é líder da equipe do programa Desenvolvimento Institucional para Fortalecer a Política e Participação Árabe, fundado pelo Banco Mundial para a Liga dos Estados Árabes. Anteriormente, foi assessor da Política de Juventude da Liga Árabe no Cairo (Egito) e membro da Secretaria Técnica da Juventude Árabe e do Conselho de Ministros do Esporte (2009-2012).
Ainda é possível se inscrever para participar do evento de terça-feira. Os interessados podem acessar o link http://migre.me/fxrRz. O evento será conduzido em inglês e terá tradução para o português.
Serviço
Jovens e cultura de paz
Data e horário: 23 de julho de 2013, às 9h30
Local OAB – Av. Marechal Câmara, 150, Auditório 9º andar
Centro – Rio de Janeiro
As inscrições são gratuitas


