Kuwait News Agency*
Dubai – No Kuwait, os jornais são o principal veículo de publicidade, representando cerca de 70% do gasto total com publicidade no país. As revistas só absorvem 10% do total de anúncios, a TV fica com 5% e a Internet e os outdoors correspondem a 5%. As informações são do relatório "Outlook of Arab Media", publicado hoje (25) em Dubai. Compilado pelo Dubai Journalism Club e pela Price Waterhouse Coopers, o relatório traz projeções para o faturamento com publicidade no Kuwait, Egito, Arábia Saudita, Líbano, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.
Os jornais devem continuar dominando o mercado publicitário do Kuwait. Existem hoje no país 100 requerimentos para a fundação de novos jornais. O faturamento com publicidade dos canais de TV privados e estatais do Kuwait, entre eles o grupo Al-Rai, deverá ser relativamente mais baixo, de acordo com o relatório.
Com uma população de 3 milhões de habitantes, o Kuwait tem um PIB de US$ 93 bilhões (2006). A taxa de crescimento agregado para o faturamento dos jornais kuwaitianos com publicidade deverá chegar a 9% entre 2006 e 2011, ainda segundo a previsão do relatório.
O faturamento com publicidade deve crescer 7,4% ao ano entre 2006 e 2011 no Kuwait, Arábia Saudita, Egito, Líbano e Marrocos e 13,8% nos Emirados Árabes Unidos, segundo o relatório. O mercado de distribuição de jornais em toda a região supera as mídias de áudio e vídeo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

