São Paulo – Morando desde junho em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a jornalista Laíla Cruz Fuentes criou o site Destino Dubai (www.destinodubai.com.br), voltado para brasileiros que viajam à cidade ou vivam no emirado e queiram encontrar dicas em português sobre os lugares e os costumes de lá.
Fuentes foi morar em Dubai depois que seu marido recebeu uma proposta de trabalho naquela cidade. Quando a mudança ficou definida, ela começou a procurar mais informações sobre a vida no emirado e encontrou pouca coisa em português. Viu, então, um espaço para criar seu próprio projeto.
“É um site focado em trazer notícias turísticas e curiosidades sobre Dubai. Eu senti bastante dificuldade em encontrar informações direcionadas ao público brasileiro, mesmo com o aumento no número de brasileiros visitando o emirado”, explicou a jornalista. O Destino Dubai levou quatro meses para ser projetado e está no ar desde outubro.
Todas as matérias do site são escritas por Fuentes e editadas por outra jornalista, Bel Freire, que mora em São Paulo. Os textos abordam temas como passeios, compras, gastronomia, hospedagem, vida noturna, transporte, obtenção de visto e outros assuntos.
“Tenho ido à maioria dos lugares que estão nas matérias para dar a minha impressão”, afirma. “Tenho o trabalho de vivenciar para dar um direcionamento real às pessoas”, diz.
De acordo com Fuentes, Dubai tem “várias atividades que as pessoas desconhecem”, e menciona como exemplo uma parada (desfile) de carros de luxo que, segundo ela, é tradicional no emirado, mas pouco divulgada para os turistas. “Quero mostrar para os brasileiros coisas legais que saiam do roteiro turístico”, destaca.
Outro exemplo que ela menciona é o Burj Al Arab, hotel em forma de vela que é uma das principais atrações turísticas de Dubai. “Você pode ir ao Burj Al Arab para conhecer, sem se hospedar. Pode tomar um café da tarde lá, que é acessível”, comenta.
Já a dica que ela mesma gostaria de ter recebido antes de ir ao emirado é sobre a diferença entre os táxis. “Quando você chega ao aeroporto, há o táxi de luxo e o tradicional, e diferença da tarifa é grande, cerca de 30%”, aponta.


