São Paulo – Jovens de 52 países, entre eles de quatro nações árabes, participam de uma conferência sobre meio ambiente no Brasil em junho. Segundo informações do Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, autores da iniciativa, o encontro deve reunir 400 adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. A Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos cuidar do planeta, acontece de 5 a 10 de junho na cidade de Luziânia, no estado de Goiás.
Os países árabes que estarão representados serão Catar, Egito, Iêmen e Palestina. De acordo com os organizadores, além de discutir meio ambiente, os jovens terão a missão de pedir a seus governantes, após o encontro, que adotem políticas em defesa do clima e do planeta. Esse evento já aconteceu, em âmbito nacional, nos anos de 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de jovens de 20 mil escolas brasileiras. Agora o governo resolveu torná-lo internacional.
O projeto ocorre no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2005 a 2014. O objetivo da conferência é fazer com que os adolescentes se apropriem localmente de compromissos globais e assumam responsabilidades na construção de sociedades sustentáveis, além de criar uma rede de cuidados com o planeta.
Os participantes vão aprender a produzir peças de comunicação para divulgar sua mensagem, terão atividades culturais sobre o meio ambiente e oficinas a respeito das mudanças socioambientais globais. Por meio das atividades, eles vão elaborar o documento final do encontro – a Carta das Reponsabilidades – Vamos cuidar do Planeta -, na qual serão assumidas responsabilidades por ações locais e globais.

