São Paulo – Esportistas da Arábia Saudita e do Catar vão participar da Gymnasiade 2013, jogos mundiais escolares que vão ocorrer de 27 de novembro a 04 de dezembro em Brasília. Promovida pela International School Sport Federation (ISF), é a maior competição escolar do mundo e reunirá representantes de mais de 30 países, segundo informações divulgadas pela Secretaria do Esporte do governo do Distrito Federal (DF), que atua na organização dos jogos.
A ISF faz o convite para os países e cada um define como fará a escolha dos adolescentes que vão participar da Gymnasiade. A competição é voltada para alunos de escolas públicas e privadas, além de clubes esportivos escolares, com idades entre 14 e 17 anos.
Segundo a Secretaria do Esporte do Distrito Federal, a Arábia Saudita ainda não informou as modalidades das quais vai participar. A inscrição do Catar foi feita pela Qatar Sports School Federation para as modalidades de atletismo masculino, ginástica artística feminina e masculina, ginástica rítmica feminina, natação masculina e ginástica aeróbica masculina. A delegação será composta por 30 pessoas e liderada por Abdulrahman Almuftah.
Além dos dois países árabes, virão competir estudantes da Armênia, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Cabo Verde, China, Taipei, Chipre, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, República Moldova, Rússia, Turquia e Ucrânia. É a primeira vez que a Gymnasiade ocorre no continente americano.
A competição terá oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão medalhas, segundo a Secretaria do Esporte do Distrito Federal. A capital federal foi escolhida pelo ISF e venceu a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha. Os jogos possuem um mascote chamado Gymi, cujo nome foi escolhido por alunos e desportistas do Distrito Federal.


