São Paulo – Um grupo de dez estudantes brasileiros do ensino médio vai representar o País no evento Doha Goal Forum, que acontece no Catar de 10 a 12 de dezembro. Eles integram um conjunto de 400 alunos de 40 países em uma das iniciativas do fórum, chamada de Programa de embaixadores estudantes.
"Eles vão apresentar um projeto e participar de atividades, contribuindo com sua visão de como o esporte pode alterar as questões sociais", explica Henrique Krigner, coordenador de Relações Internacionais do Instituto Humanitare, ONG brasileira responsável pela seleção dos estudantes nacionais para o evento. O Humanitare é parceiro da Organização das Nações Unidas (ONU), uma das promotoras do evento, que é uma iniciativa do governo do Catar.
Os jovens, seis homens e quatro mulheres, têm entre 16 e 17 anos e também terão encontros com autoridades e esportistas internacionais. O projeto desenvolvido pelos brasileiros para o fórum trata da inclusão social, transformação e conexão dos deficientes físicos na sociedade por meio do esporte. Para a criação do projeto, os jovens contaram com o apoio do embaixador do Catar em Brasília, Mohammed Alhayki.
Os critérios de seleção para o evento incluíam o envolvimento com esporte, potencial de liderança e fluência em inglês. Os alunos escolhidos são de escolas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A maior parte dos colégios destes estudantes faz parte da rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A rede é integrada por instituições de ensino que estejam alinhadas e trabalhem para o desenvolvimento das metas da Unesco.
Ente os palestrantes do fórum estão Iñigo Arenillas, diretor de Projetos Internacionais na África e Oriente Médio da Real Madrid Foundation; Philip Craven, presidente do Comitê Internacional Paraolímpico; Nawal El Moutawakel, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional; Hugh Robertson, ministro de Esporte e Turismo do Reino Unido; e o brasileiro Mario Garnero, executivo que é presidente do Grupo Brasilinvest, agência de investimentos do Brasil, e tem atuado em desenvolvimento sustentável.
O evento também promoverá competições esportivas entre os jovens participantes. Mais informações sobre o fórum estão disponíveis no site www.dohagoals.com.

