São Paulo – Um grupo de cerca de vinte jovens de origem libanesa com idades entre 18 e 25 anos se reuniu na tarde de sexta-feira (28) para um coquetel na residência do cônsul do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi. O objetivo do evento foi resgatar as raízes dos jovens com o país árabe, promover networking e oferecer o conhecimento sobre as tradições libanesas por meio do contato com o consulado, eventos, palestras e viagens.
“A maioria das pessoas ativas na comunidade libanesa em São Paulo são pessoas mais velhas, de mais de 50 anos, então estamos promovendo estes encontros para garantir que os jovens continuem ligados à comunidade”, disse El Azzi. Segundo o cônsul, este foi apenas o primeiro de uma série de encontros que buscam também integrar esses jovens e promover eventos para alavancar negócios, com palestras e seminários sobre economia e cultura, por exemplo, além do convívio social com eventos esportivos, artísticos e musicais.
A partir dos próximos encontros, El Azzi disse que irá obter um perfil mais completo do grupo e com essa informação definir os assuntos que tenham maior relevância. Ele contou ainda que decidiu fazer um grupo de Whatsapp e uma página no Facebook com os integrantes para manter todos atualizados sobre os próximos eventos.
“Estamos preparando uma nova geração de líderes da comunidade libanesa porque tem um gap (lacuna) entre os mais velhos e os jovens; precisamos dessa força dos jovens para não deixar esse vazio e dar seguimento aos trabalhos, e para que assim eles também possam transmitir a cultura libanesa para as próximas gerações”, explicou o cônsul.
No próximo dia 22 de novembro será comemorado o Dia Nacional do Líbano. “Geralmente convidamos as pessoas mais velhas e atuantes da comunidade, mas este ano iremos convidar também esse grupo de jovens, pois queremos motivá-los e mostrar que o consulado está trabalhando com toda a comunidade libanesa”, informou El Azzi.
“Consideramos que nossa comunidade é um asset muito forte em nossa relação (do Brasil com o Líbano), o Líbano é país muito distante e muito pequeno em comparação com o Brasil, mas tem uma comunidade ativa e poderosa nesse país em todos os setores da vida cotidiana, na cultura, na economia, na política”, afirmou o cônsul.
Para o próximo encontro, o cônsul disse que irá mudar o horário para que mais jovens possam participar. O 2º Encontro de Jovens Libaneses se dará no dia 05 de novembro, às 19h, na residência do cônsul, e será ampliado para jovens entre 18 e 29 anos. Para mais informações e inscrições, é necessário enviar um e-mail para o Gabinete do Cônsul Geral do Líbano – gabinetecgl@gmail.com. O evento é gratuito.
Serviço
2º Encontro de Jovens Libaneses
05 de novembro de 2018, às 19h
São Paulo – SP
gabinetecgl@gmail.com
Evento gratuito