São Paulo – Um grupo de 20 jovens da Arábia Saudita, formado por homens e mulheres, vem ao Brasil no próximo mês para encontro com estudantes brasileiros. O Fórum de Jovens Sauditas e Brasileiros acontece entre os dias 26 de junho e 05 de julho, quando os participantes viajarão por São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro para discutirem três assuntos principais: meio ambiente e combate à pobreza; energia limpa e organização de grandes eventos.
"A Arábia Saudita tem uma experiência muito ampla em grandes eventos", apontou Ibrahim Aleisa, vice-embaixador do país árabe em Brasília, durante visita à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na última semana, em São Paulo. "O Brasil vai ter as Olimpíadas em 2016 e será muita gente junta ao mesmo tempo. A Arábia Saudita tem o Haj, a peregrinação à Meca, que acontece em três dias e são mais de três milhões de pessoas em um só lugar. Há toda uma logística de movimentação, alimentação, saúde e segurança", diz Aleisa, explicando que a experiência do Haj pode ajudar o Brasil na organização do evento esportivo.
Aleisa conta que os jovens sauditas vão passar dez dias com universitários brasileiros na faixa entre 20 e 25 anos para discutir os temas mencionados. Ao final do encontro, haverá a elaboração de três cartas com as conclusões dos debates. Uma das cartas, preparada pelo grupo brasileiro, será entregue ao rei Abdullah, da Arábia Saudita; outra será elaborada pelo grupo árabe para ser entregue à presidente brasileira Dilma Rousseff; e um terceiro documento, elaborado conjuntamente pelos dois grupos, será enviado ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
A organização do fórum está sendo realizada pelo governo da Arábia Saudita. Segundo Aleisa, uma segunda etapa do fórum deverá ocorrer no próximo ano, com a visita de jovens brasileiros ao seu país, também com patrocínio do governo saudita.
Aleisa, que está no cargo há pouco mais de dois meses, diz que os brasileiros são muito queridos pelo povo saudita e que há muitas oportunidades de negócios entre as duas partes.
"As exportações de alimentos para a Arábia Saudita estão muito grandes", destacou. "Vejo muitas outras chances de investimentos, pois a Arábia Saudita tem capital e o Brasil tem oportunidades", afirmou. Segundo o vice-embaixador, o setor de construção também oferece boas possibilidades para as empreiteiras do Brasil. "Temos muitas empresas chinesas, mas poucas do Brasil. O Brasil tem uma qualidade muito boa na área de construção", concluiu.

