Túnis – O candidato conservador Kais Saïd (foto acima) venceu as eleições para presidente da Tunísia com 72,71% dos votos, segundo a agência de notícias TAP. O segundo turno foi disputado neste domingo (13) e a autoridade para eleições do país, a Instância Superior Independente para as Eleições, divulgou resultados preliminares oficias nesta segunda-feira (14).
Kais Saïd é professor de Direito, tem 61 anos, perfil conservador e concorreu de forma independente. Ele venceu nas urnas o magnata Nabil Karoui, de 56, presidente do partido Qalb Tounes (“No Coração da Tunísia”, em tradução livre). Karoui é dono de uma das principais redes de televisão do país árabe, a Nessma. O candidato derrotado esteve preso sob acusação de evasão fiscal e lavagem de dinheiro até o dia 09 de outubro, quando a justiça determinou sua soltura.
As eleições foram antecipadas após a morte do presidente Béji Caïd Essebsi, em julho deste ano. Na Tunísia o presidente é o chefe de estado. Quem ocupa o cargo interinamente até a posse do presidente eleito é Mohamed Ennaceur. Já o chefe do governo é o primeiro-ministro, escolhido pelo Parlamento.