Agência Brasil
Brasília – O multilateralismo deve ser o instrumento para atingir os objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas no programa Metas do Milênio e gerar medidas eficazes para promover a inclusão social e eliminar a pobreza e a fome. Foi o que defendeu o presidente argentino, Néstor Kirchner, hoje, na 2ª Plenária da Cúpula América do Sul – Países Árabes. O tema foi "Diálogo Político e Intercâmbio Cultural".
Segundo Kirchner, o multilateralismo é essencial para preservar a paz e a segurança internacionais. "É fundamental para garantir os direitos internacionais e fortalecer a capacidade dos organismos internacionais como garantidores do desarmamento. A ausência de multilateralidade nas relações internacionais põe o mundo em perigo de ficar sem leis, nem regras", disse.
Kirchner lembrou a grande comunidade árabe que vive na América do Sul e destacou que, na Argentina, seu contingente chega a 3,5 milhões de pessoas. "Essa comunidade tem dado uma contribuição valiosa nos campos acadêmico, político, econômico, cultural, artístico e religioso", observou. O presidente argentino disse ainda que seu país espera estreitar o vínculo já existente com os países árabes em todos os campos, inclusive o comercial.
O presidente argentino elogiou a hospitalidade brasileira na recepção dos participantes da cúpula. "Como sempre o Brasil demonstra sua hospitalidade generosa, sinto-me muito ligado a esta iniciativa e declaro meu apoio para seu sucesso", afirmou.