São Paulo – A Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad) realizou webinar junto à Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta terça-feira (22) para dar informações a empresários e executivos brasileiros sobre como a zona industrial pode ajudar a desenvolver seus negócios na região.
O diretor comercial da Kizad, Khalid Al Marzooqi (foto acima), falou aos brasileiros sobre os centros industriais, de logística e comércio de Abu Dhabi. Segundo ele, nos últimos meses, quase 20 empresas brasileiras se cadastraram na zona industrial. “Fazemos grandes promoções para o mercado brasileiro e há muitas grandes oportunidades de negócios para as empresas brasileiras aqui”, disse Al Marzooqi.
A Abu Dhabi Ports conta com diversos terminais portuários, zonas industriais, marinas, serviços de logística e digital. “Somos considerados um dos maiores do mundo em zonas industriais, com 555 quilômetros quadrados de zonas francas e zonas locais”, disse o diretor. O diferencial da Abu Dhabi Ports, segundo ele, é a infraestrutura. “Estamos conectados ao sistema hídrico, elétrico, de gás, e as empresas podem iniciar suas operações aqui imediatamente”, contou.
Al Marzooqi disse ainda que a Kizad é uma das maiores zonas industriais do mundo, abrigando negócios de todos os principais setores da economia, como metais, automotivo, de polímeros e químicos, alimentos e bebidas, materiais de construção, logística, saúde, tecnologia e petróleo e gás.
Além de oferecer preços competitivos e baixos, a Kizad oferece acesso imediato a armazéns pré-construídos, que variam de 200 metros quadrados a 50 mil metros quadrados, de acordo com as necessidades de cada empresa. “Temos diversos tipos de galpão, desde o altamente industrial, padrão, showroom, entre outros”, disse.
Al Marzooqi afirmou que as empresas brasileiras gostam da opção da zona franca da Kizad, onde é possível pegar a licença imediatamente, conseguir vistos e licenças com mais agilidade. “Queremos facilitar para as empresas internacionais que venham e comecem a conhecer nosso mercado”, declarou.
BRF na Kizad
Giovanni Pelliza, gerente geral da fábrica da BRF na Kizad, em Abu Dhabi, contou sobre todo o apoio que a BRF recebeu para a montagem da fábrica no emirado. A BRF é uma empresa brasileira de proteína animal de grande porte.
Todas as importações são isentas de impostos, há uma completa e conectada rede de transporte que acomoda as necessidades dos Emirados e de outros países. O investimento da BRF na unidade em Abu Dhabi foi de US$ 160 milhões, considerando toda a construção e maquinários. Há um centro de inovação e sabores locais, e a fábrica é rígida quanto aos procedimentos halal, próprios para o consumo de muçulmanos.
A fábrica da BRF em Abu Dhabi produz um portfólio variado de processados de frango e carne bovina, como empanados, nuggets, salsichas, hambúrgueres, marinados de peito de frango e cortes variados. “Há muito mercado para esse tipo de produto aqui”, disse. Os produtos são da marca Sadia, já conhecida na região. Os produtos são comercializados nos emirados, nos países do Golfo e no Norte da África.
Pelliza contou que os procedimentos para o estabelecimento da fábrica foram muito ágeis. A permissão para construir e o início da construção se deram em julho de 2013. Em setembro de 2014, a obra estava terminando e em outubro do mesmo ano, a fábrica já estava operando.
Acesso a mercados
O embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara Árabe, abriu o webinar. Ele disse que a Kizad é considerada uma das mais avançadas zonas portuárias no mundo, com infraestrutura acessível para a implementação de diferentes configurações de negócios. “As vantagens de se estabelecer na Kizad vão além das facilidades geográficas e de infraestrutura – a Kizad é uma zona livre de impostos, com custos de operação competitivos, como custo baixo para água e energia, elementos que afetam o valor final dos produtos”, disse Chohfi. Para o embaixador, todos esses benefícios podem ser considerados como oportunidades para empresas brasileiras expandirem seus negócios e acessarem novos mercados.
O chefe da Abu Dhabi Ports Cidades Industriais e Cluster de Zona Franca, Abdullah Al Hameli, também participou do evento. Segundo ele, mais de dez mil brasileiros vivem e trabalham nos Emirados Árabes, e milhares de emiratis visitam o Brasil todos os anos. “Tenho certeza que podemos aumentar os negócios entre nossos países”, disse.
Oportunidades em Abu Dhabi
A diretora de Investor Care do Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (ADIO), Souad Mohamed Al Hosani, também falou no evento. Ela apresentou as oportunidades nas áreas de saúde, tecnologia, fintechs, agricultura e turismo que o emirado oferece, com diversos tipos de financiamento, parcerias público-privadas em projetos de infraestrutura, entre outras oportunidades. O ADIO é um hub do governo que apoia investimentos do setor privado no emirado, que ajuda a garantir parcerias de longo prazo e sustentabilidade na região.
A diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, deu um panorama da relação do Brasil com os países árabes em geral e especificamente com os Emirados Árabes Unidos. Ela informou que a entidade auxilia nas conexões com a Kizad e com todo o mundo árabe. “Nosso intuito é facilitar esse caminho para que as empresas se internacionalizem e descubram esse novo mercado”, concluiu.
Assista o webinar completo abaixo: