Da Agência Brasil
Nova York (EUA) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu hoje (24) engajamento mundial para a realizaçao de ações nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente. "Precisamos, juntos, cooperar e dialogar para implementar os compromissos firmados pelo Global Compact na área social", disse o secretário, ao abrir a Cúpula Global Compact, na sede da ONU em Nova York.
Kofi Annan ressaltou que o Global Compact, iniciativa proposta pela ONU em 2000, é apenas uma das soluções para reduzir os riscos globais e tornar o mundo mais estável. Ao discursar, também pediu paz e harmonia. Disse que para combater o terrorismo e tornar o mundo mais pacífico é necessário compromisso mútuo.
O Global Compact, iniciativa apresentada pela ONU em 1999, propõe ajudar as organizações a redefinirem suas estratégias e ações nas áreas sociais. Cerca de 1,5 mil empresas, sindicatos e organizacões não-governamentais de 70 países já aderiram a essa iniciativa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai falar no evento sobre a campanha que promove para combater a fome a pobreza no Brasil e convocará as multinacionais a participarem do projeto. Lula embarca para Brasilia por volta das 15 horas (16 horas em Brasilia).

