São Paulo – O Kuwait abriu o mercado de carne bovina brasileira, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (13) pela noite pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As indústrias brasileiras do setor estavam na expectativa da notícia há cerca de sete anos anos e vários representantes do governo brasileiro tiveram, ao longo deste tempo, conversas com autoridades do Kuwait.
O mercado kuwaitiano foi fechado para a carne bovina brasileira em 2013, em função do caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina, o mal da vaca louca, ocorrido no Paraná no final de 2012. O embargo foi levantado em 2015, mas as exportações não foram liberadas porque estavam em andamento as tratativas de certificações e documentos.
Documento divulgado pela Embaixada do Kuwait no Brasil nesta quinta-feira informa que a Autoridade Geral de Alimentos e Nutrição Kuwaitiana aceita a proposta do Ministério da Agricultura de certificado sanitário para exportação de carne bovina e não vê impedimento para importar a carne brasileira.
O assunto foi abordado em conversas da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com autoridades do Kuwait em setembro do ano passado, quando ela visitou o país como parte de uma missão ao Oriente Médio, na qual estiveram empresários e representantes de entidades. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira participou. Havia expectativa, inclusive, de que a reabertura fosse anunciada durante a missão.