São Paulo – O governo do Kuwait decidiu afrouxar um duas horas o toque de recolher no país, implementado para o combate ao novo coronavírus. A permanência obrigatória em casa passará do horário das 18h às 06h para o horário das 19h às 05h a partir deste domingo (21), segundo informações publicadas no site de notícias Gulf News.
A medida integra um conjunto de ações implementadas para aliviar o isolamento social e dar retorno gradual às atividades econômicas e sociais no país. O governo do Kuwait, no entanto, resolveu estender por uma semana a primeira fase do plano de relaxamento, segundo anúncio do porta-voz do governo, Tareq Al Merzen, em conferência virtual. Os funcionários públicos voltariam a trabalhar nos escritórios na próxima semana, como era previso inicialmente, mas ficarão em casa por mais uma semana.
Em contrapartida, o governo anunciou que suspenderá o bloqueio total, o lockdown, em cidades e áreas como Hawally, Nuqra, Maiden e em alguns quarteirões de Khaitan. O porta-voz também anunciou que serão permitidas viagens aéreas para cidadãos em condições críticas de saúde e para estudantes que precisam prestar provas no exterior.
Segundo o porta-voz, o Ministério da Saúde seguirá avaliando a situação da covid-19 e atualizando o governo sobre o desenvolvimento da pandemia. No final de maio, o governo anunciou um plano em cinco fases para retorno gradual às atividades normais no país. O toque de recolher, que era total, passou para 12 horas no dia 30 de maio.
O Kuwait tem 38.678 casos confirmados de coronavírus e registrou 313 mortes até esta sexta-feira (19). Na própria sexta-feira, foram reportadas 603 novas contaminações, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.