São Paulo – A embaixada do Kuwait no Brasil celebrou na última sexta-feira (22) a Data Nacional do país árabe, comemorada oficialmente nesta segunda-feira (25). O embaixador Nasser Riden Al Motairi (foto acima) recebeu cerca de 500 convidados para um jantar no salão Dunya City Hall, em Brasília. Participaram autoridades brasileiras, diplomatas e outros convidados. A data marca os 58 anos de independência do Reino Unido e os 28 anos de libertação do Iraque.
“O Kuwait vê o Brasil como um país de enorme potencial econômico e existe um desejo sério em promover a cooperação econômica e comercial e aumentar os investimentos kuwaitianos diretos no Brasil e se beneficiar das experiências mútuas de ambos os países para alcançar resultados que satisfaçam as aspirações dos dois lados em elevar o nível das relações bilaterais”, disse Motairi em seu discurso. Segundo ele, o Kuwait é um país que tem se empenhado em criar pontes de cooperação com todos os povos do mundo.
Entre os convidados estiveram o senador e ex-presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, o senador Izalci Lucas, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Brito, e a sua esposa Ana Paula Hoff, a atriz global e embaixadora da paz, Maria Paula Fidalgo. Foram servidos pratos da culinária árabe e brasileira e os convidados receberam presentes vindos do Kuwait.
Segundo material da embaixada, o Kuwait é o país com moeda mais valorizada do mundo, um dos maiores produtores de petróleo, com cerca de 10% das reservas mundiais da commodity. Também é um dos maiores produtores mundiais de gás natural. A exploração do petróleo incentivou fluxos migratórios e atualmente os estrangeiros são a maior parte da população. Com o objetivo de flexibilizar a economia, o governo vem adotando medidas para atrair os investimentos internacionais e desenvolve cooperação com outros países.