Da redação*
São Paulo – O Kuwait decidiu levantar a bandeira da defesa dos fundos soberanos, exigindo que sejam tratados como os demais, de acordo com o mecanismo do livre mercado, sem discriminação ou preconceito. A informação foi publicada hoje (10) pelo jornal kuwaitiano Alqabqs.
O diretor da Kuwait Investment Authority (KIA), Bader Al-Saad, declarou, durante uma conferência sobre comércio realizada em Luxemburgo, que não é razoável atar as mãos dos fundos soberanos, com a regulamentação do seu tratamento nos mercados europeus e internacionais.
Para ele, o tratamento deve ser o mesmo dado aos demais fundos que operam nos mercados internacionais. Al-Saad acrescentou que as regras propostas para serem aplicadas aos fundos soberanos não vão impedir futuras crises financeiras.
A KIA é um dos maiores fundos soberanos no mundo. Ela investe no mercado internacional e que está sujeita à regulamentação proposta pelos europeus, assim como fundos semelhantes da China, Austrália, Noruega, Rússia, Arábia Saudita, Singapura e Abu Dhabi.
O total dos ativos desses fundos ultrapassa US$ 1,5 trilhão, podendo chegar a US$ 10 trilhões em 2015, segundo a reportagem do Alqabqs.
*Tradução de Saleh Haidar

