Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – O ministro da Energia do Kuwait, Ahmad Al-Fahad Al-Ahmad Al-Sabah, anunciou esta semana a descoberta de reservas de gás natural estimadas em 991 bilhões de metros cúbicos. Segundo o ministro, estudos feitos comprovam que entre 60% e 70% destas reservas podem ser exploradas.
De acordo com o ministro, esta nova descoberta é muito promissora para o futuro do país neste campo. O Kuwait fez sua primeira descoberta petrolífera em 1938, mas fontes do governo declaram que 2006 marca a verdadeira entrada do país no mercado de gás natural. A produção de gás natural no país começou em 2004, mas não em escala comercial, 26 anos após começarem as buscas por reservas do produto.
As reservas foram descobertas no Norte do Kuwait, em áreas chamadas Sabriya e Umm Niqa. Segundo Al-Sabah, testes feitos mostram que a produção diária nestes campos deve ser de 453 mil a 765 mil metros cúbicos e que entre 2,2 mil barris e 4 mil barris de condensados podem ser produzidos diariamente também.
Segundo Al-Sabah, o anúncio desta descoberta foi feito após vários meses de testes que comprovaram que não há variação na média e pressão de produção, indicando o tamanho das reservas de gás nestas duas áreas.
Segundo o Ministro da Energia do Kuwait, a petrolífera Kuwait Oil Company, subsidiária da estatal petrolífera do Kuwait, Kuwait Petroleum Corporation (KPC), vai continuar seus estudos da área através da perfuração de novos poços e da execução de estudos geológicos.
O ministro declarou que esta descoberta permite com o país entre no mercado de produção comercial de gás natural e que opere uma série de sistemas com esta fonte energética. Al-Sabah declarou que a produção inicial de gás natural vai começar em 2007, após o término da construção de instalações que permitam os trabalhos.
Quando perguntado sobre o efeito destas novas descobertas de gás em contratos que o Kuwait tem com outros países, o ministro explicou que o país vai completar seus trabalhos nestes poços até novembro e que até esta data será decidido como lidar com os contratos firmados.
Ele disse que "precisamos tomar em conta o volume que o Kuwait concordou em importar destes países, mais de 14 bilhões de metros cúbicos, entre eles aproximadamente 8,5 bilhões de metros cúbicos do Irã e o restante do Iraque". Al-Sabah disse também que "estamos confiantes de que vamos anunciar outras descobertas no futuro, e que elas ampliarão ainda mais as reservas de gás do país".
O ministro explicou ainda que esta descoberta de gás natural foi acompanhada pela descoberta de entre 10 bilhões e 13 bilhões de barris de petróleo. "Isso representa um aumento de 10% nas reservas petrolíferas do país", explicou.
Segundo a Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Opaep), ao final de 2004, as reservas petrolíferas do país estavam em aproximadamente 99 bilhões de barris.
Al-Sabah declarou que ainda não é possível precisar o investimento necessário para produzir o gás encontrado, mas informou que a KPC trabalhar junto com a Kuwait Oil Company na produção.
*Tradução de Mark Ament

