Kuwait – O governo do Kuwait pretende ampliar sua capacidade de refino dos atuais 936 mil barris ao dia para 1,4 milhão de barris ao dia, segundo informou o diretor de planejamento da Empresa Nacional de Petróleo do Kuwait (KNPC), em entrevista publicada na página de internet do jornal Kuwait Times.
Para alcançar esta meta, segundo o executivo, será necessária a construção de novas refinarias e também a ampliação das refinarias atualmente em operação, nas cidades de Mina Abdulla, Mina Ahmadi e Shuaiba.
A meta da empresa é suprir tanto a crescente demanda doméstica quanto o mercado internacional. Para vender fora do país, a KNPC também trabalha na melhoria da qualidade de seus derivados de petróleo, deixando-os menos poluentes, segundo informou Al-Mushaileh.
De acordo com o executivo, o país também vai ampliar sua produção de gás. Com esta meta, a construção da quarta unidade de liquefação de gás do país já está em andamento. A previsão é que ela comece a operar já em 2014. Também está em análise a construção do quinto gasoduto do país, um projeto a ser desenvolvido em parceria com a Empresa Petrolífera do Kuwait.
O Kuwait ainda deve construir uma refinaria e petroquímica no Vietnã, segundo informou o ministro do petróleo do país árabe, Sheikh Ahmad Al-Abdullah Al-Sabah. A nova refinaria, a segunda maior do país do sudeste asiático, também tem previsão para entrar em operação em 2014, segundo informa aKuwait News Agency, a agência de notícias oficial do Kuwait.
O Kuwait produz atualmente 2,3 milhões de barris de petróleo ao dia, sua cota de produção estabelecida pela Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (Opep).
*Tradução de Mark Ament

