São Paulo -O lago Garâa Sejenane, da Tunísia, foi adicionado à Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, segundo notícia publicada na agência de notícias tunisiana Tunis Afrique Presse (TAP), nesta quinta-feira (1º). Os locais da lista, também chamada de Ramsar, são reconhecidos como de valor significativo não só para o país no qual estão, mas para a humanidade por abrigarem importantes ecossistemas.
Atualmente existem mais de 2.400 locais incluídos na lista em todo o mundo, cobrindo 2,5 milhões de metros quadrados, segundo o site da Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional, promotora do ranking. O lago tunisiano é a 2.447 zona úmida da listagem. A Tunísia já tem outras barragens, lagunas, lagos e reservas que integram a Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional.
De acordo com as informações publicadas na TAP, o Garâa Sejenane fica a 110 metros acima do nível do mar, nas montanhas de Mogod, na região Noroeste da Tunísia. Com 1.500 hectares, trata-se da maior área úmida natural de água doce do país. O Garâa Sejenane é de propriedade privada e gerido pelo Agrupamento de Desenvolvimento Agrícola, que representa os proprietários, o município de Sejenane e uma delegação local.
O lago foi drenado na década de 1950, o que levou à extinção de espécies. Apesar disso, ele tem grande riqueza de plantas aquáticas. Nele estão plantas ameaçadas de extinção, como a única população do mundo de Rumex tunetanus, a maior população mundial de samambaia Pilularia minuta, do Mediterrâneo, e a maior população de Elatine macropoda, no Norte da África. O lago é o lar do Pleurodeles nebulosus, um anfíbio da Argélia e na Tunísia.
A inclusão de uma zona úmida na lista representa o compromisso do governo do país de tomar medidas para garantir o caráter ecológico do local. Segundo comunicado divulgado pelo Escritório da Tunísia do World Wide Fund for Nature (WWF), que apoia a Lista Ramsar, a inclusão do Garâa Sejenane é fruto de colaboração entre o Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e Pescas e a Direção-Geral de Florestas da Tunísia e o WWF Tunísia.