Da redação
São Paulo – A imprensa árabe vem destacando a visita do presidente do Líbano, Émile Lahoud, ao Brasil. Um assunto que está sendo ressaltado pela mídia é o fato de Lahoud buscar se aproximar dos imigrantes libaneses que vivem no país.
O jornal Daily Star, de Beirute, por exemplo, cita uma declaração de Lahoud, em que o presidente diz que a visita ao Brasil é "uma oportunidade de conhecer imigrantes libaneses e discutir com eles temas que possam aumentar nossa comunicação com essa comunidade".
Ainda segundo o jornal, Lahoud afirmou que o dever do governo libanês em relação aos imigrantes é remover todos os "obstáculos materiais e morais" e promover a participação ativa dessa população na vida do Líbano.
A revista Monday Morning, também de Beirute, informa que um dos objetivos da viagem de Lahoud ao Brasil é "conhecer as necessidades da comunidade libanesa" que vive no país, "estimada em cerca de 8 milhões de pessoas". Esses imigrantes, diz a revista, "são considerados uma fonte genuína de riqueza que pode contribuir para a reativação da economia libanesa".
Cúpula e comércio
A revista e o jornal Daily Star dizem ainda que Lahoud também pretende ampliar o relacionamento diplomático e o comércio entre os dois países e contribuir para a realização da reunião de cúpula entre países árabes e sul-americanos.
Ontem (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o Líbano ajude o Brasil a organizar o encontro, que foi proposto por Lula e deve ocorrer em dezembro no Brasil.
Lahoud chegou a Brasília na segunda-feira (16). Teve reuniões com Lula ontem e, hoje, desembarcou em São Paulo, onde se encontra, no final da tarde, com o governador Geraldo Alckmin. Amanhã (19), o presidente visita o hospital Sírio-Libanês em São Paulo e se reúne com representantes da colônia libanesa. Na sexta-feira (20), segue para o Rio de Janeiro. Ele volta ao Líbano dia 23.

