São Paulo – A empresária Maria Eduarda Becker está ingressando no mercado de bebidas vegetais e logo de entrada terá distribuição em quatro países do Golfo. A brasileira é fundadora da marca de cafés Três Marias, nos Emirados Árabes, e, agora, lança também uma linha de leites à base de plantas.
O objetivo da brasileira é chegar no início da construção desse segmento nos Emirados. “Desenvolvemos o produto, passo a passo. Demorou dois anos com o processo até encontrar um fornecedor com potencial de crescer com a gente, porque a região ainda está intocada nesse tipo de produto”, revelou ela em entrevista à ANBA.
O mercado de leites à base de plantas pode chegar a US$ 123,20 bilhões até 2029, segundo a empresa especializada em pesquisas Data Bridge Market Research. A Três Marias já está comercializando a linha de leites vegetais nos Emirados e deve iniciar em breve os envios para Arábia Saudita, Bahrein e Omã, onde tem distribuidor contratado.
Inicialmente, foco da nova linha será no B2B, atendendo food service como hotéis, restaurantes, cafeterias. “Até final de setembro gostaríamos de estar no GCC inteiro”, afirma Becker sobre o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês), bloco formado por Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein e Kuwait. A ideia é começar com as opções de aveia, soja e amêndoa. “Em dezembro, vamos adicionar bebida de coco. E depois vem mais”, adiantou a empresária.
Sustentabilidade como pilar
Becker explica que a construção do novo produto não é mero acaso. “Um dos pilares da Três Marias é a sustentabilidade. O leite vegetal veio à minha cabeça porque é um produto que está em crescimento. É um mercado que está crescendo muito pelo fato de ter pegada para a vida mais sustentável. Fora a pegada de carbono, as pessoas estão mais conscientes… Eu sendo da indústria de café, e vendo com meus próprios olhos… empresas que começaram do zero e hoje são grandes”, destacou ela.
Saiba mais sobre a empresária brasileira lendo:
Paralelo à jornada sustentável da empresa, a brasileira também observou o movimento de muitas pessoas que estão começando a entender que tem intolerância à lactose e buscando alternativas para ter qualidade de vida.
Apesar de não ter uma cafeteria com endereço fixo, a Três Marias opera em uma feira sazonal de Dubai, a Ripe Market, e usa o ponto de atendimento para ter feedback dos consumidores e testar estratégias, como o incentivo ao consumo de leite vegetal. “No primeiro ano [de operação], fazíamos as bebidas com o leite vegetal sem cobrar nada a mais. E no próximo ano, queremos desenvolver o projeto de cafeteria sustentável, só o vegetal mesmo”.
Vaporização
Para chegar à fórmula, a Três Marias buscou uma fábrica parceira na Europa. O objetivo era chegar a um produto que atendesse, além dos consumidores comuns, também os baristas. “Desenvolvemos as receitas. Eu entendo como é frustrante para um barista não ter a opção de servir bebida de qualidade quando pedem opção vegetal. Como tu não consegue esquentar o leite propriamente é muito frustrante porque sabe que não vai ser uma bebida de qualidade”, relata ela.
Depois de muitos testes, a empresária ficou satisfeita com a linha final, que pode ser esquentada. “Conseguimos vaporizar corretamente, o barista tem como fazer o latte art, que é parte da apresentação visual. Contamos com esforço e dedicação de muita gente envolvida. O desafio foi unificar a comunicação, mas com 12 anos de experiência no mercado do café, também contamos com baristas que nos ajudaram em Dubai e na Europa”, contou ela.
Além de empresária e barista, Becker também é certificada e atua como juíza sensorial para campeonatos nacionais e internacionais de baristas. O know-how trouxe também a vontade de investir na qualidade de outros itens, além do café. A ideia é que os demais produtos da marca também sejam feitos integralmente com leite vegetal, dos doces e bolos aos picolés, que já levam leite de coco e não usam açúcar.
Agora, a empresária já tem outros planos, que incluem até operações no Brasil. O design em torno do lançamento dos leites, inclusive, foi produzido por uma equipe brasileira, do Rio Grande do Sul. “É um negócio, porém, mais do que isso, é a minha paixão. Tenho dedicado minha vida [a Três Marias]. Tudo na empresa passa por mim, como o projeto do leite vegetal”, concluiu a brasileira.