A Leone, fabricante e distribuidora de equipamentos automotivos, busca clientes árabes para exportar pacotes completos de serviços para oficinas mecânicas, postos de gasolina, transportadoras, montadoras e construtoras. “O mercado árabe é visto como muito positivo para nós”, afirmou o diretor da área internacional da Leone, Bruno Leone.
Os países africanos e da América Latina também são potenciais mercados para a companhia. “São lugares que têm mais possibilidade de negócios para nós porque já existem muitas empresas brasileiras atuando”, disse Leone, que já trabalhou em parceria com os postos de gasolina da Petrobras, Ipiranga, Shell, Texaco e Esso do Brasil e as montadoras Marcopolo, Mercedes Benz, Volkswagen, entre outras.
De acordo com o diretor, a Leone pode fornecer os equipamentos para os projetos de seus clientes e pode ainda idealizar um novo projeto. “Somos especialistas na montagem de pacotes completos”, disse. A empresa também tem muitas tradings como clientes, que inclusive já exportaram os produtos da marca Leone para os países árabes. “Hoje estamos tentando nos aproximar dos países árabes já que não temos representantes nesse mercado”, acrescentou Leone, que esteve recentemente no Fórum Comercial Brasil-Jordânia, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
No total, são oito segmentos de equipamentos que a empresa trabalha: lavagem e limpeza; meio ambiente e conveniência; ar comprimido e tratamento de ar; troca de óleo e lubrificação; abastecimento e filtragem; manutenção mecânica e industrial; balanceamento e alinhamento e funilaria e pintura automotiva e industrial. Com sede em São Paulo, a Leone tem lojas nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba (Paraná) e Rio de Janeiro.
A companhia emprega um total de 90 funcionários e cerca de 5% de seu faturamento vem das exportações. Suas vendas anuais giram em torno de R$ 40 milhões. Fundada em 1971, a Leone tem 3.600 metros quadrados de área instalada no bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
Nascido no Egito
Uma das curiosidades de Bruno Leone, que é filho de italianos, é que ele nasceu no Cairo, no Egito. “Mas com dois anos de idade fui morar na Itália e não aprendi a falar o árabe”, contou Leone, que sonha em conhecer o país árabe. “Estou louco para fazer negócios com o Egito”, acrescentou.
Leone disse que sempre tenta participar dos eventos de negócios promovidos pela Câmara Árabe e já teve oportunidade de conhecer muitos árabes. “Eles são sempre muito atenciosos”, afirmou.
O diretor, que está sempre de olho nas notícias do mercado árabe, acredita que tem grandes chances de fechar negócios com os árabes e adiantou à ANBA que já está em negociação com uma construtora brasileira – que desenvolve projetos na Líbia, para exportar seus equipamentos.

