São Paulo – A escritora libanesa Iman Humaydan (foto acima) participará nesta semana de uma roda de conversa online promovida pela Editora Tabla. Humaydan é a organizadora da antologia Beirute Noir, publicada no Brasil neste ano pela Tabla. A live acontecerá nesta sexta-feira (16), às 17h, com transmissão pelo Youtube e Facebook da editora brasileira.
A mesa virtual é batizada de ‘Beirute Noir: crônicas de uma cidade e suas cicatrizes’, e acontece para marcar o lançamento do livro, que começou a circular no Brasil neste mês. A mesa contará também com outro participante internacional, Johnny Temple, que é o editor e organizador da série de contos “Noir”, que inclui a obra dedicada à capital libanesa.
Também estarão na roda o tradutor Pedro Martins Criado e Felipe Benjamin, que integra a equipe de tradutores da editora Tabla e fará a mediação na conversa. O bate-papo será transmitido apenas em inglês e será legendado em português para ficar, posteriormente, no ar nos canais da editora. “O livro é uma coletânea de vários autores libaneses contemporâneos”, explicou Benjamin.
O gênero ‘Noir’
O objetivo da roda de conversa é discutir as características do gênero literário ‘noir’ na obra de autores árabes contemporâneos. Para isso, os participantes vão se aprofundar na temática dos textos, que é voltada à decadência das sociedades urbanas, à violência e aos aspectos sombrios da personalidade humana.
O livro Beirute Noir faz parte de uma série concebida por Tim MacLoughlin e Temple, da editora Akashic Book, de Nova York, iniciada em 2004. O projeto reúne escritores locais que conhecem a fundo a cidade onde vivem e propõe a cada um que escreva um conto noir inédito.
Em Beirute Noir, a seleção dos escritores e a organização foi feita por Humaydan. A obra tem 15 contos de 14 autores libaneses e um palestino nascido e criado em Beirute. Os textos, ambientados na cidade de Beirute, que revelam as feridas abertas de uma sociedade após décadas de conflito da Guerra Civil Libanesa. A tradução ao português da antologia dedicada a Beirute é de Pedro Criado.