São Paulo – Duas estudantes libanesas da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), Samiha Al Chaar e Sandy Khalil, chegaram na última semana ao Brasil para o início de um intercâmbio na Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com informações do diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, Roberto Khatlab, elas cursam Ciências Políticas na universidade libanesa e ficarão no Brasil por um semestre.
As duas receberam bolsas de estudos da UFPR. Também estudantes brasileiros devem ir ao Líbano. “Será um intercâmbio de estudantes e professores em todas as áreas. O Líbano é um país que se beneficia de bolsas de estudo do Brasil (Capes-CNPQ) e o Cecal-Usek está incentivando este fortalecimento”, diz Khatlab.
O diretor esteve no Brasil por cerca de dez dias, juntamente com a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Usek, Claude Khoury Azar, para reforças as relações da universidade com o País. Eles se encontraram com diversas autoridades e personalidades da colônia libanesa no Brasil, entre elas o vice-presidente da República, Michel Temer, a quem foi entregue uma medalha de homenagem da Usek. A família do vice-presidente é do vilarejo de Btaaboura, no distrito de Koura, Norte do Líbano.
Os dois representantes da Usek estiveram também com o deputado federal Ricardo Izar Júnior (PV), que participou da audiência com Temer; com o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; com o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah; entre outras lideranças brasileiras de origem árabe. Do Brasil, os dois representantes da Usek seguiram para outros países latino-americanos.

