São Paulo – Onde estarão os imigrantes libaneses e seus descendentes no Rio de Janeiro? Foi com esse objetivo que o fotógrafo brasileiro Hélio Shiino desenvolveu a exposição fotográfica "Líbano-carioca: essa gente mostrando o seu valor", que será aberta ao público a partir de quinta-feira (18) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A mostra, que terá 75 fotos de tamanhos variados, é resultado de uma pesquisa sobre os imigrantes libaneses e seus descendentes na cidade do Rio de Janeiro, cujas imagens revelam suas festividades, rostos, culinária, danças, atividades e a integração com o povo carioca dentro de uma diversidade que engloba nações, culturas e religiões.
Shiino, que teve o trabalho de pesquisa coordenado pelo historiador e escritor brasileiro Roberto Khatlab, que mora no Líbano, começou a primeira sessão de fotos em abril do ano passado. Segundo ele, as primeiras imagens foram realizadas durante uma noite árabe da Comunidade da Liga Jovem Libanesa do Rio de Janeiro. Depois o fotógrafo seguiu os passos dos libaneses e descendentes em diversos locais, como o comércio, clubes, grupos folclóricos, restaurantes e ligas religiosas.
De acordo com Shiino, a mostra não é sobre a história da imigração libanesa, mas sim sobre a atual comunidade libanesa na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo assim, o fotógrafo fez longas pesquisas sobre a história da imigração e teve grande ajuda de Khatlab, que trabalha como pesquisador do Departamento da América Latina do Centro de Pesquisa sobre a Imigração Libanesa da Universidade Notre Dame (NDU), em Beirute.
A exposição será dividida em nove núcleos: Culinária, Dança, Derbakke, Educação, Eventos Religiosos, Marcos, Rosto, Solenidade e Trabalho. Segundo Shiino, a idéia é mostrar ao público a adaptação dos costumes, cultura e tradições libanesas ao modo carioca de viver. Foram dois anos em busca de imagens que pudessem mostrar essa adaptação. De acordo com o fotógrafo, o interesse pela comunidade libanesa veio depois de ter lido reportagens e matérias antigas arquivadas por ele.
Serviço
"Líbano-carioca: essa gente mostrando o seu valor"
Data: de 18 de junho a 17 de julho
Horário: Das 09 às 18 horas
Local: Espaço Núcleo MID, da UERJ
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, 2º andar, sala 2.002
Bloco C (Hall dos elevadores), Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca
Tel. (21) 2587-7441

