Silwan Abbassi*
Brasília – Uma parceria entre Líbano e Catar deverá resultar na construção da maior fábrica de mármore do Golfo Arábico. A companhia libanesa Arab Marble Co. e os investidores catarianos Mohammad Abdullah Al Obeidli e Hashem Abdullah Al Sada já iniciaram as obras de construção da nova fábrica de granito e mármore no Catar, avaliada em 60 milhões de riais (US$ 16,4 milhões). As informações foram publicadas pelo jornal árabe Al-Sharq.
Uma nova companhia, chamada Marblo Qatar Limited, vai administrar a fábrica, que vai ocupar uma área de 27 mil metros quadrados em uma zona industrial no país árabe. A Marblo Qatar Limited vai utilizar tecnologia de ponta no setor e deverá produzir diversos tipos de mármores e granitos. A companhia pretende estocar até 50 mil toneladas de matéria-prima, que é escassa na região em virtude do enorme volume de demanda.
A fábrica deverá produzir mármore e granito em quantidade suficiente para suprir o mercado interno do Catar e exportar para outros países do Golfo Arábico. Toda a região está atravessando uma fase de expansão urbana. A capacidade de produção da nova fábrica é estimada em um milhão de metros quadrados por ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

