São Paulo – O Consulado Geral do Líbano em São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (05) sua nova sede na capital paulista. O espaço fica em uma das principais vias da cidade, a avenida Paulista. O evento contou com a presença de autoridades, diplomatas e religiosos. Entre eles, o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi. Na foto acima, o cônsul geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, e Chohfi durante a inauguração.
Anteriormente, o consulado funcionava em um local alugado da Câmara de Comércio Brasil Líbano. O novo espaço foi conquistado com apoio da comunidade libanesa no Brasil, que realizou doações. “A nova sede é uma realização do Consulado, mas também da comunidade libanesa que ajudou na arrecadação dos fundos e da comissão especial da comunidade que acompanhou esse projeto, deu apoio e fortaleceu a boa governança do projeto. Isso é muito importante porque representamos o setor público e temos que seguir regras rígidas de transparência”, disse o cônsul libanês Rudy El Azzi.
Para Chohfi, a conquista é motivo de satisfação pessoal e também para a Câmara Árabe. “O Líbano agora tem uma representação digna da qualidade da comunidade que temos aqui. É uma das comunidades de origem estrangeira mais importantes de São Paulo e do Brasil. Esse novo Consulado traduz o significado de uma presença importante, e que vai atender muito melhor aos próprios libaneses e a comunidade no Brasil”, disse Chohfi.
A embaixadora Carla Jazzar, encarregada de negócios da Embaixada do Líbano em Brasília, destacou à ANBA os benefícios que o novo espaço deve trazer. “É um momento de alegria porque essa nova sede vai oferecer um serviço consular de mais qualidade para a comunidade libanesa em São Paulo, que é muito importante”, ressaltou Jazzar.
Também estiveram presentes na cerimônia, o embaixador Raymundo Santos Rocha Magno, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo e sua filha Manuela Vila Magno. “Os libaneses são conhecidos pela generosidade. É uma comunidade muito importante no Brasil, com personagens muito importantes política e economicamente, então nada mais correto do que um consulado tão bonito como está esse”, destacou o embaixador. “Tenho muitos amigos libaneses e sempre senti uma aproximação com a comunidade”, disse ela.
O embaixador Fernando Paulo de Mello Barreto, secretário adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, compareceu representando o prefeito da cidade, Ricardo Nunes. “Como representante do prefeito, eu posso dizer que São Paulo é quem agradece a comunidade libanesa junto com o cônsul por terem adquirido seu próprio consulado. Sei como é importante e eles estão muito bem localizados”, disse Barreto.
Já o vereador Rodrigo Goulart lembrou que, apesar de não ter ascendência libanesa, sua ligação com a comunidade foi herdada do pai, o ex-deputado federal Antonio Goulart. “Apesar de não termos o sangue libanês, dizemos que temos o coração. É um grande marco para a história da comunidade libanesa ter essa sede própria aqui em São Paulo”, afirmou o vereador.