Marina Sarruf
São Paulo – O Ministério dos Assuntos Estrangeiros e dos Emigrantes do Líbano abriu inscrições para jovens libaneses ou descendentes residentes no exterior, inclusive no Brasil, que queiram participar do 8° Acampamento de Jovens Emigrantes Libaneses, entre os dias 16 e 25 de julho no país árabe. Os interessados têm que ter entre 17 e 25 anos e as inscrições vão até 25 de junho.
O acampamento tem como objetivo promover a integração entre os jovens descendentes de libaneses de todo o mundo com a terra natal de suas famílias. Na viagem, os participantes terão um maior contato com a cultura e as características ambientais e arqueológicas do Líbano.
Os jovens ficarão hospedados na escola Brumana High School, na cidade de Brumana, próxima à capital Beirute, onde serão separados em dormitórios masculinos e femininos. O governo libanês arcará com todas as despesas de hospedagem, alimentação, transporte local e passeios. Os descendentes pagarão apenas por suas passagens.
O estudante de engenharia Marcos Dama Samara, que participou do 5° acampamento em 2001, afirma que a viagem vale a pena. "Foi muito legal conhecer a terra de onde vieram os meus avós", disse ele.
A estudante Raquel Borges Margi, que participou do programa em 2002, recomenda a viagem para todos, pois, de acordo com ela, é uma maneira muito fácil e barata de conhecer o país de nossos antepassados. "Se não fosse por essa oportunidade, acho que eu nunca teria ido".
Raquel acrescentou que, além de aprender muito sobre os aspectos históricos e culturais do país, os participantes acabam fazendo novas amizades com os descendentes de libaneses residentes em outros países. "Fiquei amiga de espanhóis, colombianos e jordanianos", declarou.
Programa
O grupo vai visitar vários lugares de importância histórica para o Líbano. Terá contato direto com as cidades de seus antepassados e aprenderá também sobre culinária e costumes locais.
Todos os passeios serão realizados por ônibus fretados, escoltados por seguranças, policiais e uma equipe médica, além de guias profissionais.
Uma das cidades incluídas no roteiro é Baalbek, considerada um dos maiores centros arqueológicos romanos na região, onde se encontram as ruínas dos templos de Júpiter, Baco e Vênus. Também serão visitadas cidades fenícias, como Byblos, uma das mais antigas do mundo, Tiro, Trípoli, Sídon e Beirute.
Os jovens irão à floresta dos Cedros, a 100 quilômetros de Beirute, onde há árvores de até 3 mil anos de idade com mais de 30 metros de altura. Samara diz que este foi um dos melhores passeios da viagem. "Além de ser um lugar maravilhoso, é o símbolo do Líbano", disse o estudante, referindo-se ao fato de o cedro estampar a bandeira do país árabe. Já na capital está programada uma visita ao Museu Nacional e ao centro, onde há lojas e galerias.
Os descendentes também participarão de eventos noturnos, visitas oficiais, programas de reflorestamento, terão oportunidade de plantar árvores no sul do Líbano e ainda passarão um dia no Clube Militar/Manara, onde vão poder nadar no Mar Mediterrâneo.
"Depois de visitar todos esses lugares, a gente aprende a dar mais valor à cultura de nossos avós", disse Raquel.
Serviço
Quem pode ir?
Jovens entre 17 e 25 anos que estejam cursando o ensino médio ou superior, ou formados
Quando?
De 16 a 25 de julho
As inscrições devem ser feitas pelo site www.emigrants.gov.lb até o dia 25 de junho

