São Paulo – A Líbia vai promover, entre os dias 30 e 31 de março, o The Libya Business & Investment Summit 2010, uma conferência para mostrar seus projetos e seu potencial econômico na tentativa de atrair investidores estrangeiros. O encontro ocorre em Trípoli, capital do país, no Radisson Blu Hotel, com a organização do Euroconvention Conferences, organização independente, e do Conselho de Privatização e Investimento do país.
Durante os dois dias, seis painéis vão abordar temas como as economias e finanças da Líbia, suas relações econômicas com a União Européia e com a África, oportunidades de investimentos na indústria e na agricultura, os programas de construção locais, o papel das instituições financeiras no país, o atual estágio dos transportes, telecomunicações e tecnologia da informação na Líbia e as perspectivas para o setor de turismo.
Vão falar na conferência autoridades como o ministro da Economia, Comércio e Investimento, Mohamed Hweji, o diretor do Banco Central Líbio, Farhat Banghdara, o presidente da National Oil Company, Shukri Ghanem, o diretor executivo da Autoridade de Investimentos da Líbia, Mohamed Layas, o diretor geral do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social, Hamed Houderj, entre outros.
O tema geral do encontro é “Uma terra de desafios e oportunidades inexploradas”. De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, a Líbia precisa cada vez mais de tecnologia e experiência do exterior para se expandir e melhorar sua infraestrutura. Um dos grandes projetos é o Great Man-Made River, rede de dutos para água, tido como o maior projeto de irrigação do mundo. Juntos, os projetos de construção na Líbia somam US$ 200 bilhões.
O governo da Líbia tem por objetivo produzir três milhões de barris de petróleo ao dia em 2015. As receitas provenientes do segmento, de acordo com os organizadores da conferência, devem garantir um nível alto de investimentos no país. Atualmente, a Líbia produz cerca de dois milhões de barris de petróleo ao dia.

