São Paulo – A Líbia deverá abrir nesta semana cartas de crédito para importação de itens básicos ao país, afirmou no domingo (22) o ministro interino da Economia e do Comércio do governo de unidade nacional da Líbia, Mohammed Al-Huwaij. Em uma entrevista coletiva ele também disse que o país tem três meses de estoques de produtos essenciais, principalmente alimentos.
“Quero garantir às pessoas que temos estoque de commodities básicas em todo o país, leste, oeste e sul e que esse estoque está disponível e nós mesmos o exportamos”, disse, de acordo com a Agência de Notícias Líbia (Lana) citando como exemplo o fato de o país ter em estoque o equivalente a cem quilos de açúcar por habitante quando a média mundial é de 22 quilos por ano.
Ainda neste encontro com a imprensa, Al-Huwait pediu que bancos e traders “ativem” suas cartas de crédito e cumpram os preços oficiais de itens básicos. Ele pediu que as autoridades de segurança monitorem e controlem os preços e impeçam a especulação do dólar e de outras moedas estrangeiras. A cotação oficial da moeda estrangeira na Líbia é de um dólar para cada 4,73 dinares. No mercado paralelo, porém, um dólar compra mais de 8 dinares líbios.
Leia também:
Crescem exportações para a Líbia