São Paulo – A Líbia começou a segunda fase de um dos seus maiores projetos de exploração de gás, o da jazida Al-Jorf. De acordo com informações da agência de notícias africana Panapress, até agora já foi concluído 43% da totalidade do projeto.
Ele é levado adiante pela empresa Mabrouk, que pertence à Companhia Líbia de Petróleo (NOC). A área tem 120 quilômetros quadrados e reservas de 257 milhões de barris de petróleo bruto, 31 bilhões de pés cúbicos de gás e 131 bilhões de pés cúbicos de gás natural.
Podem ser retirados da jazida 106 milhões de pés cúbicos de gás líquido por dia. Em petróleo podem ser extraídos 30 mil barris por dia. A jazida tem um total de 16 poços.
A empresa Mabrouk anunciou que pretende explorar também outras áreas, como os poços Al-Dohra e Gharyane, na Líbia, para aumentar as sua produção.
A Líbia tem no petróleo e no gás natural os seus principais produtos de exportação, juntamente com produtos químicos e derivados de petróleo. O país tem reservas comprovadas de 43,66 bilhões de barris de petróleo e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 60 bilhões.

