Silwan Abbassi*
Brasília – O Ministério da Eletricidade do Iêmen começa este mês a executar estudos e preparar a documentação para que o governo líbio possa financiar a construção de uma usina elétrica na cidade de Jahran, próximo a Sanaa, capital do país. A usina, segundo informa o jornal árabe Al Hayat, deve estar pronta em dois anos e gerará 400 Megawatts de energia. Sua construção custará US$ 200 milhões.
Segundo o diretor-geral da Fundação de Eletricidade do Iêmen, Abd Almouti Aljounid, o projeto é promovido pelo ministério para encorajar o setor privado do país a construir geradoras de eletricidade, se beneficiando da lei de investimento do Iêmen.
O executivo acrescentou que a empresa líbia encarregada da construção vai vender a energia produzida para o Instituto Público de Eletricidade do Iêmen.
O jornal informa também que os dois países vão firmar até o final deste ano um acordo para cooperação no setor de desenvolvimento agrícola. Pelo acordo, será criada uma joint-venture agrícola com capital líbio e iemenita. Pelo acordo, o Iêmen receberá 4 milhões de dólares da Líbia.
*Tradução de Mark Ament

