São Paulo – O vice-primeiro-ministro da Líbia, Imbarek Ashamikh, se encontrou ontem (18), em Brasília, com o ministro brasileiro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo informações do Ministério da Agricultura, ele confirmou a intenção do governo líbio de investir no Brasil, com foco especial no agronegócio.
Ashamikh lidera uma delegação composta por representes de diferentes áreas do governo do país árabe. Os principais objetivos são identificar oportunidades de investimentos no Brasil, atrair investidores para a Líbia e promover a realização de negócios conjuntos em outros países da África.
Segundo o Ministério da Agricultura, Stephanes disse que o Brasil está aberto aos investimentos do governo líbio. Na terça-feira, Ashamikh conheceu dois empreendimentos de ponta do agronegócio brasileiro: uma usina de açúcar e álcool no Mato Grosso do Sul e uma fazenda de reprodução de bovinos em São Paulo.
O governo da Líbia separou US$ 500 milhões para investimentos na América do Sul, de acordo com Ashamikh. Além de procurar oportunidades no Brasil, a delegação busca conhecer os melhores interlocutores para auxiliar na realização desses investimentos.
Ele já esteve com diretores da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com o governador de São Paulo, José Serra, com o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e com empresários. Hoje ele terá encontros com os ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Celso Amorim (Relações Exteriores).
Na reunião com Amorim serão assinados acordos bilaterais, entre eles um que trata de sanidade animal e vegetal. Antes de retornar à Líbia no final de semana, Ashamikh ainda vai conhecer um projeto agrícola na Bahia.

