São Paulo – Lideranças árabes e islâmicas participarão, nas próximas segunda-feira (27) e terça-feira (28), da terceira edição do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), organizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora, na cidade de São Paulo. O encontro terá uma agenda de painéis e palestras que irão debater tendências e oportunidades de negócios no mercado halal, de produtos feitos de acordo com as normas do islamismo, que está em crescimento e deverá alcançar um produto interno bruto de quase US$ 2 trilhões até 2028.
O secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafi, fará discurso na abertura do encontro, no WTC Sheraton, e mediará, no segundo dia do evento, o painel “Parcerias estratégicas – Brasil e países islâmicos: casos de sucesso e oportunidades”, que irá apresentar projetos de energias renováveis, o Brasil como hub de exportação e a cadeia produtiva halal, entre outros temas. Um dos participantes desta discussão é o diretor-geral da Aduana da Jordânia, Ahmad Mohammad Al Akaleek.
O vice-CEO do Saudi Halal Center, da Arábia Saudita, Yousif Alharbi, também falará na abertura do encontro. O Saudi Halal Center é a autoridade local para estabelecer padrões, promover a qualidade e a transparência de produtos halal. O secretário-geral da Câmara Islâmica de Comércio e Desenvolvimento, Youssef Khalawi, discursará na abertura do evento e participará, também na terça-feira, do painel “Finanças islâmicas: investimentos em projetos halal green”, que irá apresentar produtos financeiros islâmicos e fintechs halal, entre outros temas. O painel será mediado pela Chefe do Escritório de Representação do First Abu Dhabi Bank para o Brasil, Angela Martins.
Secretário-geral do Instituto de Normas e Metrologia para Países Islâmicos (Smiic), Ihsan Övüt discursará na abertura do GHB e participará do segundo painel do evento, ainda na segunda-feira, intitulado “Sustentabilidade e ética: construindo uma reputação de confiança”. O órgão fica em Istanbul, na Turquia, e é o responsável por estabelecer padrões entre os países que consomem produtos halal para eliminar barreiras técnicas e, assim, facilitar o comércio.
O decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, fará um discurso na abertura do encontro, assim como o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Ourad, e o presidente da Fambras Halal, Mohamed Hussein El Zoghbi. Apresentarão mensagens gravadas no encontro o presidente em exercício do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O fórum GHB chega à sua terceira edição como um espaço de debate sobre tendências e oportunidades no mercado halal, que é formado pelos consumidores muçulmanos de países árabes, como a Arábia Saudita, e não árabes, como Indonésia e Turquia. Produtos halal não podem, por exemplo, conter traços de carne suína nem álcool e precisam ter um selo que garante a sua procedência e seus métodos de produção. Este selo é emitido por uma empresa.
O tema deste ano do encontro é “halal green”, com foco na sustentabilidade. A programação prevê a participação de representantes do setor privado que atuam neste mercado, lançamento de livro, assinatura de memorandos de entendimento, homenagens e um churrasco com produtos halal para convidados.


