Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – A 26ª cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco econômico formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein, será realizada neste domingo (18) em Abu Dhabi, capital dos Emirados. Na reunião serão discutidos o estabelecimento de um mercado comum entre os países, o que deve ocorrer até 2007, e a adoção de uma única moeda, até 2010.
O cronograma foi estabelecido na reunião do GCC ainda no ano 2001, em Mascate, capital de Omã. As informações são do ministro de Relações Exteriores do Kuwait, Mohammed Sabah Al-Salem Al-Sabah, que participou da reunião preparatória à cúpula juntamente com chanceleres dos outros cinco países do grupo. Os assuntos principais do encontro de chefes de estado foram abordados previamente na reunião dos ministros.
“Nós discutimos a unificação da moeda, o que exige comprometimento e adesão a padrões técnicos, padronização de taxas de câmbio, estabilização delas em relação ao dólar. São questões das quais depende o lançamento do mercado unificado”, disse o ministro. O GCC já tomou uma série de medidas comuns, como a aprovação da liberdade de locomoção, trabalho e residência para os cidadãos do GCC em qualquer um dos países membros. Também foi decidido que as negociações com organizações regionais e internacionais serão feitas de forma conjunta.
Atualmente o GCC está fazendo estudos de viabilidade de mega projetos que possam contribuir para a integração da região, tais como uma rede ferroviária que ligue os seis estados, aumente o tráfego comercial e melhore a interação social entre a população dos países membros. Outros projetos incluem a ligação das redes de água e eletricidade.
O bloco foi fundado há 25 anos como resultado das relações de amizade mantida ao longo dos séculos pelos países. Os povos GCC têm em comum a língua, a religião e a cultura, além de economia e estrutura política parecidas. A iniciativa foi do emir do Kuwait Jaber Al-Ahmad Al-Sabah, na época príncipe herdeiro e primeiro-ministro, que chamou os líderes do GCC para formar um único bloco. A declaração do GCC foi assinada na primeira cúpula do grupo, em 25 de maio de 1981, em Abu Dhabi.
A formação do GCC condiz com a carta régia da Liga Árabe, que incentiva a cooperação regional com o objetivo de fortificar o mundo árabe e contribuir para as causas árabes e islâmicas. As discussões pela implementação da zona de livre comércio começaram em 1983. Desde 2003 já existe uma união aduaneira entre os países do bloco. Esse passo teve um efeito positivo, já que ainda no primeiro ano o volume de comércio entre os seis integrantes do grupo chegou a US$ 21 bilhões, com um aumento de 20% sobre o ano anterior.
*Tradução de Silvia Lindsey

