Randa Achmawi
Cairo – As relações entre a América do Sul e os países árabes foram abordadas mais uma vez ontem (05), durante a 128ª reunião do Conselho de Ministros de Relações Exteriores Árabes, ocorrida na sede da Liga Árabe, no Cairo. Foi discutida uma nova data para a reunião de ministros de relações exteriores dos dois blocos, que agora deverá ocorrer no final de fevereiro de 2008, em Buenos Aires.
O encontro estava previsto para 07 de novembro, mas nos dias 05 e 06 de novembro vai ocorrer uma reunião ministerial euro-mediterrânea, em Lisboa, e nos dias 07, 08 e 09 do mesmo mês haverá a Cúpula Ibero-Americana, em Santiago, no Chile.
"Durante a reunião, o secretário-geral da Liga, Amr Mussa, informou os ministros árabes que a data fixada previamente foi mudada a pedido do governo argentino. Do ponto de vista prático ficaria impossível fazer as reuniões ao mesmo tempo", disse o chefe do departamento da América Latina na Liga Árabe, Ibrahim Mohieldin.
A próxima Cúpula América do Sul paises Árabes (Aspa), que inicialmente deveria ocorrer em maio de 2008, em Rabat, no Marrocos, também terá sua data adiada. “O secretário Amr Mussa mencionou estar tratando com o ministro de Relações Exteriores do Marrocos, Mohamed Benaïssa, de uma nova data durante o mês de junho de 2008", afirmou Mohieldin.
O secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Ahmed Benhelli, disse que os ministros árabes receberam com satisfação os resultados das três ultimas reuniões entre representantes dos dois blocos. "Tanto a reunião de ministros da área social, ocorrida em maio no Cairo, a de ministros da Economia, em junho no Marrocos, quanto a de altos funcionários, em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, consolidaram o projeto lançado durante a Cúpula de Brasília. Seus resultados estão mostrando que as relações entre estes dois grupos estão se concretizado cada vez mais e adquirindo uma dimensão mais importante”, declarou Benhelli.
Segundo ele, os árabes estão empenhados em reforçar a cooperação com os países sul-americanos. "Fico até surpreso que todos os nossos projetos foram até agora implementados no prazo previsto inicialmente, algo que dificilmente ocorre em relações internacionais", afirmou.
A reunião ministerial do Cairo abordou ao todo 26 temas, dentre os quais os principais foram: o relatório da Comissão de Inquérito sobre os incidentes na Faixa de Gaza, a situação no Líbano e o relançamento da iniciativa de paz árabe no Oriente Médio.

