Randa Achmawi, especial para a ANBA
Cairo – Altos funcionários representando os ministérios da Economia e do Comércio dos paises árabes participaram durante dois dias esta semana da uma reunião preparatória para o encontro ministerial que vai ocorrer em Quito, no Equador, nos dias 25 e 26 de abril. Ela teve como principal objetivo articular propostas, idéias e posições na área econômica.
Durante o encontro foi aprovada a pauta que será tratada na capital do Equador. Também foi discutido um esboço da declaração que deve ser aprovada em Quito. "Os países sul-americanos já fizeram sua própria reunião de altos funcionários e nela elaboraram sua versão do esboço da declaração", disse Ibrahim Moheildeen, chefe do departamento da América Latina na Liga Árabe. "Pedi então a eles que nos enviassem uma copia deste documento e foi com base na versão sul-americana que ocorreram as discussões dos altos funcionários árabes", acrescentou.
Segundo ele, não existem grandes diferenças entre a versão árabe e a sul-americana do documento. "Existem apenas pequenos ajustes entre as posições", garantiu. Entre as propostas estão a criação de mecanismos para incentivar os investimentos em ambas as regiões, de acordo com o secretário-geral adjunto da Liga, Ahmed Ben Helli.
O papel do setor privado também está na pauta, assim como a necessidade do aumento do intercâmbio de informações sobre as possibilidades e oportunidades de investimentos em cada uma das regiões. No âmbito do comércio, serão discutidos acordos e será criada uma comissão de empresários dos dois blocos para promover um melhor intercâmbio nesta área. A possibilidade de se chegar a um acordo de livre comércio entre as duas regiões também deverá ser abordada.
Outro ponto crucial é a necessidade se tratar da questão do turismo entre as duas regiões. "Para isso a melhora da qualidade dos transportes é uma questão que deverá ser tratada com objetividade e resolvida com o aumento do número de linhas aéreas e marítimas entre as duas regiões", disse Moheildeen.
A reunião de ministros da Economia e do Comércio dos países árabes e sul-americanos é um dos eventos organizados para dar continuidade à Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), realizada em maio do ano passado.

