São Paulo – A Liga Árabe participa da Expo 2020 Dubai com um pavilhão e o secretário-geral do organismo, Ahmed Aboul Gheit (foto acima), visitou o local antes da abertura da exposição universal, na última semana. As seções do pavilhão foram inspiradas nas salas da sede histórica da Liga Árabe no Cairo, capital do Egito.
De acordo com o secretário-geral adjunto e comissário geral da participação da Liga Árabe na Expo 2020 Dubai, Hossam Zaki, o pavilhão tem como tema “Mil e Uma Chaves” e permite aos visitantes uma experiência interativa e inovadora, explorando ações coletivas árabes para alcançar os objetivos de integração econômica, estabilidade e desenvolvimento.
No pavilhão há dez janelas “chaves” que apresentam ao visitante, de forma simplificada, a cooperação árabe alcançada sob a égide da Liga Árabe em diversos campos e permitem que ele interaja, expondo opiniões e propostas para o desenvolvimento de uma ação árabe conjunta.
Na fachada do espaço figura com conjuntos de rostos árabes de diferentes sociedades e origens, refletindo a diversidade demográfica da região. Em sua passagem pelo local, Gheit expressou admiração pela iniciativa e disse que a ideia acrescentou uma dimensão humana necessária, bem como deu cor alegre e rendeu distinção ao pavilhão da Liga Árabe na Expo 2020 Dubai.
Gheit expressou sua admiração pela simplicidade e adequação das ideias usadas no pavilhão para apresentar ao público a Liga Árabe, sua história, seu presente e suas perspectivas. Ele agradeceu ao apoio do Kuwait e da administração da Expo e elogiou a secretaria geral da Liga Árabe pelos esforços que culminaram na apresentação do pavilhão de forma inovadora e moderna.
Ahmed Aboul Gheit esteve nos Emirados também para participar da “Conferência e Exposição sobre Tecnologias de Economia Digital – SEAMLESS Middle East 2021”, que ocorreu no dia 29 de setembro, antes da abertura da Expo 2020 Dubai. Além de ter pavilhão na exposição, a Liga Árabe também realiza uma série de eventos e atividades dentro da programação da Expo 2020, que se estende por seis meses até 31 de março de 2022.
As informações foram divulgadas pela missão da Liga Árabe no Brasil.