São Paulo – Com o apoio do rei da Arábia Saudita, Abdullah Bin Abdul Aziz Al Saud, a Liga Islâmica Mundial vai promover de 16 a 18 de julho em Madri, na Espanha, uma conferência mundial de diálogo inter-religioso. A idéia, lançada pelo próprio rei saudita em março, é reunir personalidades e especialistas para discutir a convivência harmônica entre as diferentes religiões, civilizações e culturas. As informações são da embaixada do país árabe em Brasília.
De acordo com nota à imprensa emitida pelo secretário-geral da Liga, Abdullah Bin Abdel Mohsen Al Turki, durante uma reunião realizada no início do mês em Meca, na Arábia Saudita, representantes de países e comunidades islâmicas ao redor do mundo declararam apoio unânime à iniciativa.
Segundo a nota, a pauta da conferência vai girar em torno dos seguintes eixos: “O diálogo e suas origens religiosas e cívicas”, que tem como objetivo debater o tema entre representantes das diferentes crenças religiosas; e “O diálogo e sua importância na sociedade humana”, que consiste na discussão do convívio pacífico entre as civilizações, das relações internacionais e do enfrentamento dos conflitos.
Os outros temas serão: “A comunhão humana nos campos do diálogo”, painel que debaterá a situação moral da sociedade humana, a importância da religião e dos valores no combate aos crimes, entorpecentes e corrupção, a relação da religião e da família na estabilização da sociedade e a responsabilidade humana na proteção ao meio ambiente; e “Avaliação e desenvolvimento do diálogo”, que se trata de uma discussão sobre o futuro da iniciativa, sobre o apoio dos países e organizações internacionais a ela e o papel da imprensa na propagação desse entendimento.
De acordo com Al Turki, as escolha da Espanha como sede da conferência se deve à história do país, que por séculos foi palco do convívio entre seguidores das três grandes religiões monoteístas: muçulmanos, cristãos e judeus.

