São Paulo – A editora Évora lançou no fim de julho o livro “Sem fronteiras para o sucesso”, um guia sobre internacionalização que tem parte do conteúdo dedicado ao mercado árabe. Escrito pelo administrador de empresas e especialista em marketing internacional e semiótica psicanalítica Rodrigo Solano, a obra pretende ser um guia didático e prático do assunto, apresentando a profissionais e empreendedores o atendimento ao público internacional como um meio de se diferenciar e expandir negócios.
Solano conta que o livro prioriza o aspecto humano da internacionalização. “Não é um departamento ou uma empresa que começa a exportar espontaneamente, mas sim pessoas que voltam suas mentes para a internacionalização”, afirma. Um dos aspectos abordados na obra é a estruturação do pensamento para o mindset internacional, incluindo a inteligência cultural. “Não podemos dizer que duas pessoas de um mesmo país possuem exatamente a mesma cultura”, relata Solano.
Para o leitor saber lidar com essas questões peculiares da cultura, o autor apresenta a semiótica psicanalítica. “Mas tudo de maneira simples para ajudar nossa comunicação do dia-a-dia”, relata Solano. A semiótica psicanalítica, conhecida como clínica da cultura, é uma área do conhecimento que estuda a comunicação levando em consideração o psiquismo no contexto cultural contemporâneo.
O livro também traz conteúdo sobre os planos de negócios, seja para a exportação, seja para quem quer receber turistas ou voltados à operação de comércio exterior. Como planejar objetivamente um projeto bem-sucedido, por qual motivo a internacionalização leva ao sucesso, quais conhecimentos são necessários para a atuar no mercado externo e como vender no exterior são alguns dos tópicos.
O mercado árabe é área de conhecimento do autor e é abordado no livro. “Os árabes têm suma importância para a internacionalização de empresas brasileiras. No livro eu menciono importância do mercado e da cultura árabes, das diferenças e semelhanças entre árabes, persas, turcos e muçulmanos, o que causa ainda alguma confusão e compreender esse público é um enorme avanço para o planejamento”, afirma Solano para a reportagem da ANBA.
O autor trabalhou por oito anos na Câmara de Comércio Árabe Brasileira e no livro menciona a entidade como fonte de informações e órgão oficial para apoio no desenvolvimento de negócios com os países árabes. Ele conta que que tem um apreço e uma intimidade pessoais pela cultura e o funcionamento do ambiente de negócios nos mercados árabes. “Eu tenho um carinho especial pelo mundo árabe e pela Câmara Árabe”, afirma Solano.
Solano é formado em administração de empresas com ênfase em comércio exterior, tem MBA e é especialista em marketing internacional e semiótica psicanalítica pela Clínica da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, além de pesquisador de comunicação intercultural em negócios internacionais da Faculdade Cásper Líbero.
Ele atua desde 1998 junto a câmaras de comércio, entidades de classe e órgãos públicos, especialmente em projetos de desenvolvimento de mercados e capacitação de empresas. É membro da Sociedade de Criação da Língua dos Estados Unidos, sócio e consultor da consultoria Think Global, dá cursos, seminários e workshops sobre negócios internacionais.
O livro tem 256 páginas e pode ser adquirido no site da editora Évora.