São Paulo – Para avaliar o impacto da crise do coronavírus sobre a logística de transportes entre os países árabes e sul-americanos, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em parceria com a União das Câmaras Árabes, promove um webinar no dia 12 de agosto, próxima quarta-feira, às 9h pelo horário de Brasília, com o tema “O impacto dos efeitos da crise da Covid-19 sobre o setor de logística no mundo árabe: Desafios e oportunidades de parceria árabe-sul-americana”. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas. Haverá tradução para o árabe e o português.
Lideranças árabes já reconheceram a necessidade do estabelecimento de linhas de transporte marítimo para conectar o mundo árabe com a América do Sul. No Brasil, esse projeto também está entre as prioridades para estimular o comércio com o mundo árabe. Segundo o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, será retomado tema já discutido em webinar da entidade, mas agora com especialistas do setor público do Brasil e dos países árabes. “Estamos retomando o assunto para falar de ações concretas que possam ser iniciadas”, disse Mansour, que será o moderador do evento.
Uma linha marítima direta entre o Brasil e os países árabes é um assunto recorrente, que vem sendo discutido desde 2014, mas segundo Mansour, não houve sequência nos esforços na área. “Com a pandemia e o crescimento das relações entre o mundo árabe e o Brasil, precisamos retomar essa conversa em dois aspectos. Precisamos definir pontos de investimento conjunto na criação de linhas diretas entre o Brasil e os países árabes, e também de investimentos em um hub no mundo árabe e em infraestrutura no Brasil”, disse. Segundo o secretário-geral, essas ações são importantes pois assim o fluxo de produtos entre Brasil e países árabes pode aumentar exponencialmente. “Vai facilitar o comércio, diversificar a pauta e baratear o custo”, conclui.
Os discursos de abertura serão do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, do secretário-geral adjunto para assuntos econômicos da Liga dos Estados Árabes, Kamal Hassan Ali, do presidente da Câmara de Comércio Egípcia de Alexandria, Ahmed Al Wakil, do presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, o senador Jean Paul Prates; e do presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Sobre os avanços atuais no setor de logística global e suas implicações sobre o setor no mundo árabe após as consequências da crise de covid-19 falarão Marcos Valentini, especialista em Logística, Supply Chain e Cientista de Dados e sócio-fundador da Scl Big Data Analytics, e um representante do departamento de Transportes da Câmara de Comércio Egípcia de Alexandria.
Sobre o futuro das parcerias no setor de logística entre os países árabes e sul-americanos falam o presidente da Autoridade Geral para o Desenvolvimento da Zona Econômica do Canal de Suez, Yahia Zaki, o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria dos Portos do Brasil, Fabio Lavor, e a vice-presidente da América Central e do Sul da Associação Internacional de Portos (IAPH) e diretora de Negócios Internacionais e Inovação do Porto de Açu, Tessa Major.
A decana da Faculdade de Transporte Internacional e Logística da Academia Árabe Para Ciências e Transporte Marítimo e assistente Econômica da União das Câmaras Árabes, Sarah Elgazzar, falará sobre a proposta de vínculo marítimo entre países árabes e sul-americanos.
Serviço
Webinar “O impacto dos efeitos da crise da Covid-19 sobre o setor de logística no mundo árabe: Desafios e oportunidades de parceria árabe-sul-americana”
12 de agosto
Quarta-feira, 09 horas (horário de Brasília)
Inscrições gratuitas aqui